A Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé começou esta semana a promover uma campanha educativa que tem por objetivo conscientizar os condutores sobre o uso correto do acostamento. Serão distribuídos panfletos informativos na Barra de Macaé, logo após a ponte Ivan Mundin.
Durante o primeiro dia da ação, cerca de 350 motoristas receberam o material informativo. A ação acontecerá também nesta sexta-feira (20) e tem a previsão de alcançar um número ainda maior de condutores, já que será realizada nos horários de maior movimento, na parte da manhã de 7h às 8h e na parte da tarde das 16h às 17h.
Os acostamentos são projetados para atender as paradas de emergência e não para o tráfego de veículos. A utilização do acostamento pode causar acidentes envolvendo outros veículos, pedestres e até ciclistas.
O que diz a lei?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pelo acostamento é infração gravíssima, com multa de R$547 e sete pontos na carteira. Já ultrapassagem pelo acostamento é considerada infração grave, com multa e cinco pontos na carteira.