logo

Campanha "Trânsito Amigo - Eu Curto" valoriza o grafite

21/09/2013 20:52:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Guga Malheiros

A pintura em grafite foi feita nos locais com o maior índice de travessia e acidente do município

Os muros de diversos pontos de Macaé ganharam um colorido diferente neste sábado (21). Com a campanha “Trânsito Amigo – Eu Curto”, a secretaria de Mobilidade Urbana coordenou a pintura em grafite nos locais com maior índice de travessia e acidente do município. A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito. A proposta é conscientizar motoristas e pedestres.

Os pontos escolhidos para a pintura em grafite foram: Marechal Deodoro com Francisco Portela, no Centro (muro do antigo restaurante Chuleta Gostosa); Francisco Portela com Tenente Rui Lopes Ribeiro, no Centro (muro do curso de inglês Brasas); Aluizio Pinto de Andrade com Francisco Alves Machado, na Aroeira (muro do Colégio Télio Barreto).

Para o professor de grafite Marlon Muk, a representatividade da linguagem do grafite no trânsito caracteriza a campanha. “O grafite está presente em vários estados e colocar esse foco no trânsito é importante, pois transforma a mensagem numa linguagem visual para motoristas e pedestres”, ressaltou Muk.

A ideia da campanha é mobilizar motoristas e pedestres para o trânsito seguro. Segundo informações da Mobilidade Urbana, o número de acidentes com pedestres tem aumentado no município, por isso, a iniciativa de reforçar as ações. A partir da próxima segunda-feira (23), o órgão realizará panfletagem nos principais semáfaros da cidade. Também haverá Escolinha de Trânsito na Praça Veríssimo de Mello, de segunda a sexta-feira (27), das 9h às 16h, exceto na quinta-feira (26).

Semana Nacional

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) escolheu este ano o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. Atualmente, cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. O Denatran lembra que a manutenção do veículo é de fundamental importância para que se tenha segurança no trânsito.

O tema também discutirá a responsabilidade de cada cidadão no trânsito. A decisão que cabe a cada indivíduo em assumir o risco de dirigir alcoolizado, de falar ao celular enquanto guia ou de transitar segurando com uma única mão o volante. A Semana Nacional de Trânsito –prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – terá a missão de fazer o cidadão refletir sobre sua responsabilidade enquanto cidadão e integrante do sistema viário.