Macaé sedia neste sábado e domingo (22 e 23), das 8h às 20h, no Ginásio Municipal, o Campeonato Brasileiro de Karatê, das categorias mirim, infantil e infanto-juvenil. Maior evento nacional da categoria, o campeonato deve reunir cerca de mil e quinhentos atletas, de seis a 15 anos, de 24 estados brasileiros, que estarão disputando uma vaga na seleção brasileira.
O Campeonato Brasileiro de Karatê é realizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e organizado pela Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro e Academia Samara Jardim, com apoio da prefeitura de Macaé, através das secretarias de Esporte e Lazer (Semel) e Comunicação Social (Secom) e Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte).
- Em nossa cidade, acreditamos que o esporte é instrumento de integração social, por isso, incentivamos a prática esportiva e damos total atenção ao setor. Este ano destinamos R$ 10,9 milhões do orçamento municipal para o esporte, área que tem colocado o município em destaque nacional e internacional, destacou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.
Quarenta atletas de Macaé irão participar do evento. Um dos destaques do município é o carateca Rafael Araújo, 14 anos, campeão brasileiro na categoria infanto-juvenil. O Estado Rio de Janeiro, tetra campeão brasileiro na categoria até 15 anos, terá 192 atletas no Campeonato, buscando o pentacampeonato.
- Além de demonstrar a força do interior do estado, esse Campeonato reflete que Macaé é uma fonte de atletas de ponta do karatê nacional. A previsão é que esse evento reúna três mil pessoas, movimentando também a cidade e a rede hoteleira local, explica Fernando Gomes, presidente da Federação do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ).
Técnico de karatê da Fesporte e professor do Projeto Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura (FMC), João Henrique Ribeiro, treina 250 alunos só no programa da FMC. Desses, 12 alunos estarão participando do Campeonato brasileiro neste fim de semana.
- Esse projeto do Art Luz tem a finalidade de promover a inclusão esportiva e cultural de jovens cujas famílias situam-se em um estágio de vulnerabilidade social. Além de ensinarmos a prática esportiva, eu passo para eles a necessidade de serem guerreiros no dia-a-dia para buscarem o melhor para suas vidas, destacou João Henrique.
Da Academia Sâmara Jardim, que fará a abertura do evento com a Cia de Dança, participam 23 atletas. “Macaé trouxe duas medalhas do Campeonato Sul Americano realizado na Argentina. Os melhores atletas do país estarão em Macaé. De São Paulo virão 130 atletas, e da Bahia, 120. Estou muito feliz uma competição dessa importância no nosso município”, comemora Samara Jardim.
Programação:
Sábado (22/07)
8h às 8h30 – Pesagem - Ginásio Municipal Maurício Soares
8h30 às 9h – Abertura Oficial
9h30 às 17h – Competição da categoria Mirim e Infantil
17h às 18h30 – Premiação simultânea das categorias Mirim e Infantil
Domingo (23/07)
9h às 14h – Competição da categoria Infanto Juvenil
14h30 às 15h30 – Premiação da categoria Infanto Juvenil e das Federações campeãs
- Encerramento