logo

Campos Verdes encerra mês de setembro em mais uma unidade da rede municipal

30/09/2011 08:44:48 - Jornalista: Joice Trindade

Com o objetivo de levar conscientização ambiental aliada à cultura, foi realizado, na quinta-feira (28), no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, no Miramar, mais uma edição do projeto “Campos Verdes”. A programação envolveu estudantes do 5° e 6° anos da unidade. O projeto socioambiental desenvolvido pela instituição filantrópica Ong Casa do Caminho em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio do gabinete da vice-prefeita, Marilena Garcia, e da Secretaria de Educação visa mobilizar estudantes da rede municipal em ações voltadas para melhor qualidade ambiental e formação da cidadania.

Durante a programação, os estudantes tiveram oportunidade de participar de plantio de mudas arbóreas e espécies nativas, cantar e apreciar a apresentação de 15 representantes da Orquestra Levando a Vida na Flauta, que conta com 50 jovens músicos. Na oportunidade, também foi ministrada palestra sobre educação ambiental pela pedagoga da Ong Paloma Souza.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a previsão é mobilizar, neste segundo semestre, outras unidades principalmente as situadas na Serra. “A finalidade é levar a reflexão de educadores e alunos quanto ao meio ambiente e contribuir com aulas de disciplinas como Biologia e Ciências Naturais”, observou.

O fundador da Casa do Caminho, Pierre Marciel Ribeiro, se entusiasmou com o projeto. “Esta parceria está sendo uma grata surpresa. Estamos percebendo o interesse das unidades com o meio ambiente e a interação dos nossos musicistas com os alunos da rede municipal”, disse. Animada a violinista da Casa do Caminho, Mayara Baptista de Freitas, de 14 anos, se emocionou. “Estudo no Colégio Municipal Cláudio Moacyr e fico muito feliz em poder me apresentar nas escolas municipais e mostrar minha arte”, destacou.

Para a diretora da unidade, Glória Maria Pontes Moreira, conseguir inserir os estudantes do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel em uma programação como esta é de suma importância. “Todos os eventos que visam o cuidado com a natureza e o incentivo às manifestações artísticas são essenciais”, disse. Para a aluna do 6° ano, Nahara Mendes, o “Verdes Campos” é um sucesso. “Gostei muito de plantar a muda e da apresentação. Quero aprender a tocar um instrumento musical também”, falou animada.

Presente no evento, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, disse que o projeto visa enaltecer a consciência ambiental e está dando certo. “A programação, que já passou pelas unidades do Ciep Municipalizado Maringá e Zelita Rocha, está sendo um sucesso. Os jovens fazem parte do nosso presente e futuro. Esta ação é mais do que positiva, pois mobiliza estudantes para cuidar da natureza e lutar em prol da qualidade de vida. A parceria com a Casa do Caminho está dando certo. Só temos que agradecer. A intenção é que esta programação seja ampliada para que nossos alunos possam viver em um mundo melhor”, observou.

Para este mês de outubro, a proposta da Secretaria de Educação é atender outras unidades da rede como os colégios no Aterrado do Imburo, São Sebastião dos Quarenta, Sana e Fazenda Santa Maria. A meta da secretaria é que o projeto seja ampliado para todas as escolas municipais neste semestre letivo.