logo

Campus UFRJ-Macaé realiza formatura do curso de Química nesta sexta-feira

06/06/2013 16:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

Uma formação sólida e abrangente dos conteúdos de Química, que possibilita trabalhar adequadamente o conhecimento da disciplina e áreas afins de forma pedagógica. Esta é a finalidade do curso de Licenciatura em Química, ministrado pelo campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)-Macaé. O curso, que oferece ainda uma instrução pedagógica voltada ao trabalho do formando, realizará nesta sexta-feira (7), às 18h, no auditório Francisco de Assis Esteves – NUPEM a primeira formatura o curso.

Iniciado no campus-Macaé no ano de 2008, o curso de Química conta com dez semestres e já é reconhecido na região por inserir os alunos no mercado de trabalho que está em plena ascensão e também se destaca por ter publicações e trabalhos de pesquisas dos alunos no Encontro Anual da Associação Brasileira de Química.

A primeira formatura cotará com dois formandos: Juliana do Nascimento, que já atua como técnica concursada do Laboratório de Química da UFRJ e Frederico Ricardo de Castro Júnior, recém-aprovado para o concurso de professor da rede estadual de ensino. A solenidade contará com as presenças de familiares dos estudantes, professores, representantes da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Instituto de Química do Rio de Janeiro, além do diretor do campus UFRJ-Macaé, Gilberto Zanetti. As próximas formaturas serão em agosto, com seis formandos e em dezembro com dez graduandos.

O campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira conta com 28 professores no curso de Química, dois deles são mestres e 26 são doutores. Para o coordenador do curso de Licenciatura de Química, Leonardo Maciel Moreira, a maior parte dos formandos do curso podem ter a certeza de ingresso no mercado de trabalho. “Os recém-formados poderão atuar nas salas de aula das redes públicas. Além disso, lembro que o interessado em prestar vestibular para esta área deve ter curiosidade e estar atento a processos entorno da natureza e outros fenômenos”, afirmou.

Entre os objetivos do curso de Licenciatura em Química estão articulação entre os conteúdos teóricos e práticos, compreensão do papel do professor como colaborador no processo de aprendizagem, habilidade na adaptação de situações do cotidiano ao conteúdo abordado e consciência quanto ao papel do homem como elemento transformador da natureza.

Com cinco anos de funcionamento completados no último dia 18 de maio, a UFRJ de Macaé atende 1.700 estudantes no campus Aloísio Teixeira, nos cursos de Química, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Engenharia, além do curso de Ciências Biológicas, ministrado quase exclusivamente no Nupem. Além disso, o campus também atende 70 estudantes em dois cursos de mestrado.

Também está prevista a criação do primeiro

curso de doutorado Acadêmico de Ciências Ambientais e Conservação. A intenção é que ele seja implementado no mês de dezembro com abertura de 20 vagas iniciais na primeira turma no ano letivo de 2014.