Programado para ser encerrada às 17h, a Campanha de Prevenção de Câncer de Próstata, que aconteceu no último sábado, (dia 16), no centro de Saúde Jorge Caldas, se estendeu até às 19h. Ao todo foram atendidas 876 pessoas. Dessas, 10 que já estavam com exames prontos serão as primeiras a serem encaminhados para procedimento cirúrgico, que devem ser realizados no prazo máximo de 60 dias.
Os demais pacientes pegarão os resultados dos exames nos dia 27 e 28 de dezembro, no próprio Centro de Saúde. Segundo o subsecretário de Saúde, Luiz da Penha, a campanha teve também um caráter de conscientização. “Aproveitamos a oportunidade para orientar os pacientes sobre a importância de prevenir outras doenças, como diabetes, obesidade e hipertensão”, comentou.
A campanha, organizada pela secretaria de Saúde de Macaé, contou com a parceria das lojas maçônicas da cidade. O subsecretário de Saúde ressaltou a importância da parceria. “Sem essa parceria não teríamos conseguido atingido o objetivo”, frisou.
Para o presidente do conselho das Lojas Maçônicas de Macaé, Clinton da Silva Santos, a maior vitória da campanha foi ter vencido o preconceito muito presente entre os homens. “Cerca de 860 pacientes aceitaram fazer o exame de toque. Isso demonstra a evolução dos homens, que hoje estão mais conscientes da importância do exame em suas vidas”, observou Clinton da Silva Santos.
*Colaborou Carlos Alberto