logo

Candidatos à FeMASS devem ficar atentos aos calendário

06/12/2010 16:04:32 - Jornalista: Andréa Lisboa

Os interessados em concorrer a uma vaga em um dos três cursos de graduação da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) – Administração, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção - devem ficar atentos ao calendário da faculdade. O prazo para solicitar a isenção ou de redução de 50% da taxa de inscrição termina na próxima sexta-feira (10) e para se inscrever acaba na terça-feira (21). Para o próximo semestre, a Secretaria de Educação oferece cinquenta vagas em cada um dos cursos.

O valor da taxa de inscrição é R$ 70. Para pagá-la é necessário retirar o boleto na Secretaria da FeMASS, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, caso não tenha sido isento. Esse comprovante deve ser apresentado à Secretaria, dentro do prazo, juntamente com cédula de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação com foto e cópia, além de dois retratos 3x4 recentes e iguais. Mais de trezentos e setenta pessoas já retiraram seus boletos para pagamento da taxa e mais de setenta e sete inscrições já estão confirmadas.

Quarenta por cento das vagas foram reservadas pela Secretaria de Educação a estudantes que tenham cursado o último ano de escolaridade do Ensino Médio nas redes públicas municipal, estadual ou federal. Os cursos serão noturnos para atender àqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho. As aulas irão acontecer de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h e aos sábados, das 7h30min às 11h10min. Os alunos que ingressarem no próximo ano cursarão os dois primeiros períodos no prédio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), rua Alfredo Backer, 363, no Centro.

Em 2011, a FeMASS abre 206 vagas, sendo 56 de reingresso e transferência externa. O vestibular será realizado no dia 15 de janeiro, das 9h às 13h, mas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também será um dos critérios para o ingresso. Os aprovados por esse exame estarão habilitados a 20% das vagas por ordem de classificação. Somente poderá escolher o critério Enem o candidato que tiver feito o exame em 2009 e 2010 e obtiver média igual ou superior a 50%. Os candidatos que optarem por esse critério também poderão indicar a condição de egressos de escolas públicas. Estudantes inscritos, que optaram pelo critério Enem 2010 e que não tenham recebido o resultado desse exame até 12 de janeiro farão o vestibular.

O secretário de Educação, Guto Garcia, explicou que tanto a reserva de 40% das vagas para alunos oriundos de redes públicas, quanto a isenção da taxa de inscrição para quem comprove carência econômica são estratégias para equilibrar as oportunidades de acesso ao Ensino Superior público, numa proposta de educação inclusiva.

Isenção do pagamento da taxa - O benefício atenderá a pessoas que comprovem sua condição de carência socioeconômica para o pagamento dessa taxa, atendendo aos critérios do edital. O pedido poderá ser feito até dia 10 de dezembro, das 10h às 17h, na Cidade Universitária. A solicitação de isenção ou redução somente poderá ser feita por quem já cursou ou está cursando a última série do Ensino Médio na rede pública de ensino do município de Macaé ou cursando exames supletivos, ou curso equivalente, em estabelecimento da rede municipal. Os editais da FeMASS estão disponíveis no site www.funemac.edu.br. Mais informações são prestadas através do telefone (22) 2796-2566.