logo

Candidatos realizam provas de Residência Médica neste domingo

08/12/2024 11:06:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

O Processo Seletivo, realizado na Cidade Universitária, recebeu cerca de 300 profissionais que disputaram 25 vagas em sete especialidades.

Cerca de 300 candidatos realizaram as provas para o Programa de Residência Médica de Macaé 2025, neste domingo (8), na Cidade Universitária. O Processo Seletivo Simplificado é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme) e a Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior. São oferecidas 25 vagas em sete especialidades, com resultado final previsto para 23 de dezembro e início das atividades em 10 de março de 2025.

As 25 vagas estão distribuídas nas seguintes especialidades: oito para Clínica Médica; cinco para Pediatria; duas para Cirurgia Geral; duas para Ginecologia e Obstetrícia; quatro para a Medicina de Família e Comunidade; duas para Ortopedia e Traumatologia e duas para Anestesiologia.

O secretário municipal de Saúde, Lucas Dias, destacou que o projeto reflete o compromisso da gestão municipal em investir na educação e no fortalecimento do SUS. Além disso, segundo ele, reforça o papel de Macaé como um polo de saúde e educação na região, atraindo profissionais qualificados e ampliando a capacidade de atendimento.

“A residência médica proporciona uma formação sólida, prática e orientada para a excelência, garantindo que nossos médicos residentes tenham a oportunidade de desenvolver suas competências em um ambiente de alta complexidade, contando com o suporte de profissionais experientes e capacitados”, acrescentou o secretário.

Macaé já realiza o Programa de Residência Médica desde 2014 e tem atraído diversos profissionais para a cidade. A médica Andresa dos Santos Ferreira, 30 anos, já atua no município e tem o sonho de cursar a especialização em Pediatria. “Tenho o sonho de ser pediatra desde os meus quatro anos. Atualmente, estou cursando uma pós-graduação em Psiquiatria Infantil e, por isso, pretendo conciliar uma área a outra”, frisou Andresa.

Os amigos Júlia Vieira, 25 anos, e Victor Gonçalves, 27 anos, cursaram a mesma faculdade no Rio de Janeiro e contam que a residência em Macaé é uma ótima oportunidade. Júlia revela que pretende cursar Cirurgia Geral, pois já fez estágio na área. “O estágio faz toda a diferença na nossa decisão. Primeiro desejava Pediatria e Clínica Médica, mas depois mudei completamente o meu foco”, afirmou. Já Victor contou que sempre quis Clínica Médica e pretende ficar na região caso seja aprovado.

O cronograma completo e o detalhamento dos critérios de participação no processo seletivo simplificado estão disponíveis na íntegra do edital, na página do programa no portal da Prefeitura.


Fotos Relacionadas