logo

CAp 2024: processo seletivo atrai mais de 1.600 candidatos

29/10/2023 13:07:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

A prova foi realizada neste domingo, na Cidade Universitária

Os 1.635 candidatos inscritos para o processo seletivo de admissão de estudantes para o ano letivo de 2024, do Colégio de Aplicação de Macaé (CAp), da Prefeitura de Macaé, fizeram a prova na manhã deste domingo (29), na Cidade Universitária. Os portões foram fechados às 9h, conforme regulamento. Estão sendo oferecidas 100 vagas para o primeiro ano do Ensino Médio.

A prova de múltipla escolha contou com 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, além da redação. O gabarito da prova será divulgado no site oficial da prefeitura, no dia 30 de outubro. A Secretaria Adjunta de Ensino Superior divulgará a relação final dos candidatos aprovados e classificados, no dia 15 de dezembro.

O estudante João Gabriel Simões, de 15 anos, do município de Cabo Frio, disse que se preparou muito para esse dia. “Todos os dias tiro algumas horas para estudar para o processo seletivo do Cap e do Instituto Federal Fluminense (IFF). Vejo alguns vídeos, faço exercícios e busco provas de anos anteriores. Quero ter uma boa base para tentar vestibular para engenharia”, contou.

Mas o pátio da Cidade Universitária não estava apenas com estudantes, pais e professores também foram incentivar a garotada. A professora de Língua Portuguesa do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, Rosane Pereira, a coordenadora pedagógica, Cândida Linhares e o diretor do Colégio, Frederico Porfírio, chegaram cedo para recepcionar os alunos. “Eles se sentem mais seguros e fortalecidos com a nossa presença”, pontuou Rosane.

A dona de casa, Aline dos Santos, estava acompanhando o filho Jeremias Coutinho, do Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim. “Ele é muito focado, ficava estudando em casa, vendo aulas online e fazendo atividades. No próximo mês vai fazer também a prova para o IFF, ele gosta muito da área eletrônica”, contou a mãe.

Com um expressivo número de inscritos para o processo seletivo do Cap, a secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, ressaltou que isso demonstra a qualidade do ensino ofertado pelo Colégio de Aplicação. “Nós últimos três anos, por conta da pandemia de Covid-19, a seleção dos alunos estava sendo realizada pela avaliação do currículo escolar. Este é o primeiro processo seletivo pós pandemia e é uma grata surpresa esse número de candidatos e o município de oportunizar um ensino médio de alto nível”, disse.


Fotos Relacionadas