Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Resultado foi divulgado este mês pelo Inep
O Colégio de Aplicação (CAp), vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Macaé, é a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do Brasil, de acordo com o resultado do desempenho das escolas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O colégio também ficou entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, a terceira melhor escola do município de Macaé, incluindo as privadas, e a melhor escola pública da Região Norte Fluminense.
A lista com os microdados do Enem está disponível para consulta na base de dados do Inep no seguinte endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/. "O CAp lidera o ranking do Enem por vários anos seguidos e os resultados enchem de orgulho toda a equipe que tem, atualmente, 204 alunos de 1ª à 3ª séries do Ensino Médio e 36 professores, além de servidores técnico-administrativos. O colégio acumula resultados positivos em todas as esferas: municipal, regional, estadual e nacional", destacou o secretário de educação, Guto Garcia.
O desempenho no Enem 2018 já era esperado, afinal, o colégio entrou este ano de 2019 acumulando primeiros lugares no Exame com alunos aprovados para grandes universidades no país: Gustavo Chagas, primeiro lugar em Ciências Biológicas para a Universidade de São Paulo (USP); Rahyssa Marchioti, primeiro lugar em Física para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Richard Lima, aprovado para Engenharia da Computação na Universidade de Coimbra, em Portugal; Cecília Pereira Vargas da Silva, primeiro lugar para Artes Cênicas, na Universidade Federal Fluminense (UFF); e Leonardo Vieira Floriano, primeiro lugar para Enfermagem e Obstetrícia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-campus Macaé). Além deles, Milena Henriques Fialho, mineira moradora no Bairro Lagomar, obteve a maior nota em Redação, com 980 pontos, empatando apenas com uma aluna de escola privada do município.
Com tantos resultados positivos, é importante destacar o trabalho do professor de Geografia e coordenador do Setor Humanas do CAp, Eduardo Tavares Damas, que está no colégio desde o início das atividades, em 2010. A diretora do colégio, Wanessa Leal, informou que Damas é o responsável pelas estatísticas do colégio, além do trabalho como professor que faz com dedicação durante todos esses anos e merece o reconhecimento. Segundo ela, Damas também está sempre à frente de grandes projetos desenvolvidos pelo colégio e é um dos principais incentivadores dos alunos para os destaques que conquistam. Foi ele, por exemplo, que deu a carta para a aluna Eduarda Raposo, 16 anos, que está nos Estados Unidos, desde o último dia 16, aprovada no Curso de Verão da Yale Young Global Scholars (YYGS), da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
"O CAp de Macaé busca oferecer aos nossos estudantes oportunidades de construir a sua história percorrendo o caminho da educação. Dessa forma, o resultado que o Enem 2018 apresenta nos enche de orgulho e fortalece, em nós, a equipe capiana, a certeza que um projeto de educação pode dar certo quando há comprometimento de todos", enfatizou a diretora. Ela parabenizou a equipe docente, por não medir esforços para transformar educação em conhecimento para a vida, e os alunos que souberam absorver o que de melhor o CAp oferece. “Assim, lembramos Paulo Freire que acreditava que ‘ensinar é como despertar o aluno para ler o mundo", avaliou, comemorando.