CAp promove atividade de relaxamento antes do Enem 2024

01/11/2024 15:54:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

O prefeito Welberth Rezende levou uma mensagem para 101 alunos que realizarão o primeiro dia da prova neste domingo (3)

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (3) e no próximo (10), os 101 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp) de Macaé participaram de aulão, na Cidade Universitária, nesta sexta-feira (1º). O momento, marcado por emoções com as mensagens dos professores e cartas de familiares, contou com a presença do prefeito Welberth Rezende.

“Tudo é possível quando a gente tem foco. Para isso, é preciso persistência, resiliência e esperança. O resultado chega quando temos comprometimento. Minha trajetória até ser chefe do Executivo foi de muita perseverança. Meu primeiro emprego foi na prefeitura, com 18 anos, no caminhão limpa fossa, depois fiz faculdade de Direito, passei no concurso dos Correios, órgão que atuei por 12 anos. Depois perdi duas eleições para vereador, conquistei um espaço no Legislativo na terceira tentativa, e atualmente estou prefeito da cidade de Macaé, sendo reeleito com a maior votação da história (111.953 votos). Sigam o sonho de vocês que uma hora irão colher os resultados”, frisou o prefeito.

As provas, que ocorrerão em dois finais de semana, começam às 13h30, mas os portões estarão abertos desde às 12h e fecham às 13h. No primeiro dia da prova, o Enem terá 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas. Já no segundo, serão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

A estudante Joana Diniz, 18 anos, afirmou que sabe bem a importância de estar calma e o aulão contribuiu para diminuir a sua ansiedade. “Estava um pouco nervosa, mas a escola acabou passando uma tranquilidade, pois encoraja os alunos e faz todos acreditarem que somos capazes”, destacou Joana, que sonha em fazer Física, aluna medalha de ouro nas Olimpíadas de Astronomia do Rio de Janeiro e medalha de prata em Matemática.

O estudante Fellipy Oliveira, 17 anos, falou sobre a importância do aulão. “É um momento que faz a gente relaxar e acabamos esquecendo um pouco da pressão que é a prova. A convivência no CAp é ótima e os professores também”, disse Fellipy que pretende cursar Engenharia da Computação ou Biologia.

As diretoras do CAp, Wanessa Leal e Aline Oliveira, comentaram que o intuito é encorajar os estudantes, relembrando a potência que todos têm. “Hoje é um dia de incentivo e a equipe com 35 profissionais está aqui para falar que eles estão preparados”, ressaltaram.

“A ideia é transmitir uma mensagem para que eles tenham confiança no trabalho que foi realizado, pois estão estudando desde o primeiro ano do Ensino Médio e estão preparados para a prova”, pontuou a professora de Redação, Mônica Dias Melo.

A unidade de ensino municipal tem um índice de aprovação de 80% nos vestibulares de universidades públicas e privadas, principalmente nos cursos que funcionam na Cidade Universitária de Macaé. O CAp atende em horário integral aos alunos do Ensino Médio e abriu 100 vagas para admissão ao 1º ano, a ser cursado em 2025. O colégio lidera o ranking do Enem por vários anos seguidos e os resultados enchem de orgulho toda a equipe.