logo

CAp promove Mostra Cultural “Além do Ocidente”

09/11/2012 11:16:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

O Colégio de Aplicação (CAp) está promovendo, nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), das 9h às 17h, a II Mostra Cultural da Diversidade Étnico-Racial, que tem como tema "Além do Ocidente". Na ocasião, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, sobre os aspectos da cultura de países como Japão, Índia, Tailândia, além do Oriente Médio. Para isso, foram preparados seminários, apresentações de teatro, música e dança, rodas de leitura, mostra culinária e performances diversas.

Durante a II Mostra Cultural os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio do CAp conseguiram mostrar, com desenvoltura, a cultura dos países e contagiar os espectadores que prestigiaram o evento. No total, duas escolas da rede municipal foram convidadas a visitar o evento a cada dia. Além destes estudantes, os alunos do 3º ano do CAp acompanharam as apresentações, participando como monitores e elaborando relatórios.

- É a continuidade de um projeto envolvendo a diversidade cultural que iniciamos no ano passado, quando trabalhamos a temática africana e indígena. Este ano resolvemos focar nos aspectos culturais da temática “Além do Ocidente”. Enfim, a intenção foi trabalhar com a diversidade cultural de um modo amplo, para trazê-los para mais perto de culturas que, geralmente, não são trabalhadas nas escolas – disse o coordenador do Setor Cultura, o professor Paulo Henrique Dantas.

O coordenador de Projetos do CAp, Eduardo Damas, ressalta que o trabalho para a realização da II Mostra Cultural da Diversidade Étnico-Racial foi realizado de maneira paralela com as atividades de sala de aula: “Trabalhamos os conteúdos do nosso currículo regular e ao mesmo tempo desenvolvemos este processo de pesquisa. Mas a ênfase não está somente na apresentação. Mostramos para os alunos que as apresentações são resultados de um processo de estudo completo. Queremos que eles saibam a importância da busca pela informação, pelo conhecimento", disse.

A preparação para a Mostra foi dividida em fases. Em uma delas, foi decidido o que os estudantes queriam fazer, os objetivos e as justificativas para o projeto. Depois eles executaram o projeto, colocando em prática tudo que planejaram. E, por último, escreveram um artigo científico e fizeram as apresentações. Como explica Eduardo Damas, o objetivo foi tentar não partir da apresentação e sim da pesquisa, pois a partir daí que fossem preparados o evento e o artigo científico:

- Apesar de serem alunos de Ensino Médio, estamos preparando-os para que eles façam artigos que, efetivamente, levem em consideração a metodologia científica, com uma organização de texto, sem copiar, incluindo citações e fontes, dentre outras elementos. Além de aprenderem mais sobre as diferentes culturas existentes em nosso planeta, na verdade, fazemos uma introdução do que eles vão desenvolver ao longo da vida acadêmica na universidade, para que ele não chegue lá sem esta competência de pesquisa – pontuou.

A aluna do 2º ano, Larissa Balbino, concorda que a II Mostra Cultural da Diversidade Étnico-Racial "Além do Ocidente" é um evento muito importante para os estudantes: “Estamos falando da cultura do outro lado do mundo para que as pessoas conheçam esta diversidade. Além disso, foi muito importante a confecção deste projeto, em que participamos de todo processo, em um verdadeiro trabalho de equipe. Esta é uma forma de nos adaptarmos a vida que teremos no futuro. Até porque o trabalho não é só a apresentação. Ainda escrevemos um artigo científico, que demanda uma pesquisa ampla”, afirmou.

O coordenador de Projetos, Eduardo Damas, complementa dizendo que a Mostra ainda é uma forma de aproximar o Colégio de Aplicação da comunidade: “Este evento cumpre o papel de nos aproximar da comunidade, das demais escolas do entorno, para que o CAp não seja um local isolado. É um evento que estamos divulgando para que todos venham visitar. E os alunos se sentem muito satisfeitos em apresentá-los ao público”, finalizou.


Fotos Relacionadas