A Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad), as secretarias de Assistência Social e de Saúde, o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social de (Fundec) e a Fundação Educacional (Funemac) de Macaé promoveram nesta quinta-feira, 21, curso de capacitação com a proposta de discutir a gestão social no âmbito da política pública. O evento reuniu 55 profissionais na Escola Municipal Maria Izabel, das 9h às 18h.
O evento foi aberto pelo secretário de Assistência Social, Valdeci Brandão, que deu palestra falando sobre as ações sociais promovidas pela prefeitura. “O foco do governo é o social. Temos inúmeras ações nesta área, especialmente as voltadas para a população mais carente. Só este ano, a prefeitura já entregou quase 400 casas populares”, disse o secretário.
O curso foi dirigido a assistentes sociais, pedagogos e psicólogos que prestam atendimento à população através dos diversos órgãos da prefeitura. O objetivo principal do evento foi debater as perspectivas de um trabalho integrado visando uma reflexão sobre as diferentes expressões das questões locais, bem como as possibilidades de construção de uma cidade saudável em todos os aspectos.
Na parte da tarde foram realizadas oficinas onde se trabalhou coletivamente alguns problemas do município e as possíveis soluções, entre eles, o aumento populacional desordenado. De acordo com a coordenadora técnica do evento, Eliana Monteiro, o curso em si é uma dinâmica de analisar problemas e apresentar soluções, enfatizando a intersetoriedade. O evento contou com também com a presença do coordenador da Plano Diretor, Hermeto Didonet.