Foto: Divulgação
As atividades têm o apoio da Secretaria de Cultura
Especialmente voltada para educadores, mas também aberta ao público em geral, a capacitação ‘Cultura Indígena para Educadores e Afins/ Programa Cambona Shuteh - conversa boa no idioma indígena Puri’ vai acontecer durante os sábados de março, na Fazenda Interativa, em Cabiúnas, com o apoio da Secretaria de Cultura de Macaé. O curso, que conta com a participação de índios aldeados, já está com inscrições abertas pelo link http://fazendainterativa.com.br/site/contato.php .
Este é o quarto ano que o espaço dá enfoque à valorização da cultura indígena, mas é a primeira vez que uma capacitação voltada para educadores será ministrada. Há três anos, durante o mês de abril, a Fazenda Interativa abre a sua agenda para a visitação de escolas públicas e privadas, nos turnos da manhã e da tarde, para que estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental experimentem a vivência de uma aldeia. A réplica em detalhes contém utensílios, ferramentas e rico artesanato indígena e conta com a presença de índios da tribo Pataxó, de Porto Seguro.
"A formação ‘Cultura Indígena para Educadores e Afins’ foi projetada especialmente para a Fazenda Interativa pela historiadora especializada em povos indígenas, Arminda Freire, que é ainda contadora de histórias, junto a indígenas com formação acadêmica", explicou a professora Divina Moreira Ide, da Fazenda Interativa.
O Cambona Schuteh, Cultura Indígena para Educadores, é um projeto de parceria entre a Fazenda Interativa, a Aruten Produções Artísticas e o Coletivo Indígena ‘Magias do Brasil’, que envolve representantes indígenas aldeados e urbanos de etnias diferentes.
A Fazenda Interativa está localizada na Estrada Macaé-Carapebus, Km 3, Cabiúnas. Por meio do link de inscrição para a capacitação, também são feitas as reservas para participação nos diferentes projetos desenvolvidos no espaço. Outras informações podem ser obtidas pelos contatos (22) 2762-5295 e 99913-3162 (WhatsApp).
Confira a programação
07/03, às 9h - Palestrante: Armindha Freire, em ‘Os indígenas Goitacá, valorosos guerreiros’. Oficina: ‘Vamos contar histórias? Ancestralidade’.
14/03, às 9h - Palestrante: Carol Potiguara, em ‘Os Potiguaras da Paraíba e o Processo de (Re) Construção da sua Identidade Linguística’.
Oficina: Pigmentos e Grafismos indígenas.
21/03, às 9h - Palestrante: Daua Puri, em ‘Cultura Indígena do Sudeste: Identidades dos povos originais’.
Oficina: ‘Árvore é Vida’.
28/03, às 9h - Palestrante: Niara do Sol, em ‘Ensinamentos Ancestrais Indígenas’.
Oficina: Aprendendo massagem com ervas e óleos medicinais.