Médicos, enfermeiros e agentes comunitários que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) e na Estratégia Saúde da Família (ESF) vão participar de segunda a quinta-feira (25 a 28), de capacitação na prevenção e tratamento de doenças renais. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é orientá-los para que pacientes atendidos na rede não cheguem a ser futuros doentes renais. A programação é iniciativa da Coordenação da Gerência de Vigilância e Saúde, Sistema de Informação em Saúde Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) em parceria com a Clínica de Doenças Renais (CDR). As inscrições já estão encerradas.
De acordo com a diretora técnica da Clínica de Doenças Renais (CDR), a médica nefrologista Simária Amaral, também do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, a intenção do curso é orientar esses profissionais para que estejam aptos a realizar atendimento na "ponta", já que conhecem de perto a realidade de cada família assistida nos bairros.
A primeira etapa do curso acontece de segunda a quarta-feira (25 a 27), no Paço Municipal, das 13h às 17h, para agentes comunitários. A segunda, de terça a sexta-feira (26 a 28), no mesmo horário, no auditório do Hospital São João Batista, para médicos e enfermeiros.
- Falarei sobre a incidência, causas da doença, sintomas e tratamento. Atualmente, na Clínica de Doenças Renais, atendemos 168 pacientes que fazem hemodiálise e 24 que recebem tratamento de diálise peritonial. Nosso ambulatório é referência na região no tratamento de doença renal crônica. Atendemos pacientes de Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus, explica.
A capacitação contará com palestras da enfermeira do Programa de Diálise Peritonial da Clínica de Doenças Renais, Juliana Maria; da nutricionista Fabíola Leitão e da assistente social Alessandra Iede.
Informações adicionais sobre outros cursos de capacitação podem ser obtidas através do telefone da Coordenação em Vigilância e Saúde: (22) 2796-1870.