logo

Capacitação RespiRAmacaé terá início nesta terça-feira

12/05/2014 17:17:00 - Jornalista: Liliane Barboza

O Programa de Asma e Renite, o RespiRAmacaé, dará início nesta terça-feira (13), a capacitações sobre o assunto. O tema "Asma Brônquica na Infância" será apresentado pela médica Martha Morett, às 9h, no auditório do Paço Municipal. Em seguida será a apresentação da palestra: "Asma Brônquica no Adulto", pelo médico Gleison Guimarães. Podem participar do evento todos os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) - pediatras, alergistas e pneumologistas.

A asma é a terceira causa de morte em crianças e adultos jovens no Brasil (DATASUS-2005). Estima-se que a asma seja responsável por uma para cada 250 mortes no mundo. Em termos mundiais, o custo com a doença é superior ao da tuberculose e HIV somados.

Por isso, o Ministério da Saúde tem incentivado a criação de programas de asma no Brasil e várias iniciativas tem ocorrido em locais como Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Salvador, Distrito Fedral, entre outros.

Em Macaé, o Programa de asma e rinite , o RespiRAmacaé, está em processo de implantação.

A capacitação prossegue no dia 5 de junho, às 9h, no auditório do Paço Municipal, com o temas: "Bonquiolite Aguda Viral", pela médica Jalneia Ferreira, e "Técnicas Inalatórias", com a apresentação do médico Ross Bastos.

No dia 3 de julho, às 9h, no Paço Municipal, será apresentado o tema: "Rinite Alérgica", pela médica Núbia Cordeiro.

Na última capacitação será realizada no dia 20 de agosto, às 9h, no Paço Municipal: uma aula interativa com professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do Programa RespiRario.