Foto: Divulgação
Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) ganha elogios na festa do Dia Internacional da Mulher
Sob a liderança da presidente Márcia Moraes, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) esteve presente no evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A promoção foi da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, realizada na Praça Veríssimo de Mello, na segunda-feira (8).
Durante o evento, o Capo atendeu o público em geral, especialmente as mulheres, em estande montado no local, prestando informações sobre a sua atuação no município, distribuindo material de divulgação sobre o seu trabalho. Na oportunidade, a coordenadora da instituição, Viviane Pinheiro, explicou que o Capo desenvolve um trabalho interdisciplinar de excelência sempre crescente fundamentado no tratamento e no resgate da auto-estima dos pacientes, através das oficinas terapêuticas, de Psicoterapia, Fisioterapia, Serviço social, além de acompanhamento social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, inclusão digital, alfabetização e cantoterapia, e de atendimento terapêutico às famílias.
Os visitantes elogiaram a instituição, declarando a satisfação de ver em Macaé um trabalho competente voltado especificamente aos portadores de câncer. A cada visitante ficava evidente a alegria em conferir os benefícios prestados pela entidade, em especial no que diz respeito ao apoio prestado aos pacientes e seus familiares, durante o tratamento, além do significado da instituição em suas vidas, capaz de abrir as portas da esperança e da auto-estima. O fato é que muitos que entraram na instituição tristes e deprimidos, hoje dão uma lição de superação à doença.
Na ocasião, a coordenadora Viviane lembrou que foram muitas as vitórias conquistadas em 2009, destacando o Passe Social nos ônibus a todos os pacientes oncológicos do município concedido pela prefeitura; a aquisição do veículo Doblô, para transportar os pacientes assistidos pela instituição, resultado de campanha que sensibilizou a comunidade macaense; a visita de Márcia e da vice-prefeita Marilena Garcia ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), semana passada, quando estiveram reunidas com o diretor geral Luiz Antônio Santini Rodrigues; o professor de Hematologia da Faculdade de Medicina da UFF, Adelmo Daumas; visando fortalecer o trabalho para implantação de tratamento do câncer; entre outras conquistas.
O Capo é uma associação civil de direitos privados sem fins lucrativos, e funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. O e-mail é capoong@ig.com.br e o tel 2772-7174.