Podem participar crianças a partir dos três anos de idade
Estão abertas as inscrições para aulas gratuitas de capoeira, que serão oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura, no Solar dos Mellos. A programação será direcionada a crianças a partir de três anos e vai acontecer na sede do espaço, às terças e quintas, das 14h às 16h. As aulas estão previstas para começar no dia 8 de novembro, em alusão ao mês da Consciência Negra. O objetivo é destacar a prática esportiva e a valorização da cultura afro-brasileira. O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, Centro.
Para a matrícula é necessário fornecer fotocópia de certidão ou documento de identificação, uma foto 3x4 e atestado de saúde. Os responsáveis pelos menores de 18 anos de idade precisam assinar uma ficha de cadastro e entregar cópia do documento de identidade. Anualmente acontece o Batizado de Capoeira com entrega de faixas como crua, crua e amarela, amarela, amarela e laranja, laranja, laranja e azul. Para participar das aulas, o aluno deve trajar calças compridas confortáveis, não sendo permitido shorts ou bermudas acima do joelho. As aulas serão ministradas por Valdemir Basílio Miguel (Mestre Kiko) do Grupo Macaé de Capoeira (GMac).
O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, considera essencial as aulas no Solar. “A capoeira reforça a relevância da inclusão. Estamos trabalhando para levar a democratização da cultura para todos os cantos da cidade e faz parte do projeto Arte por toda Parte. Nada melhor do que as aulas começarem no mês da Consciência Negra, pois a capoeira é uma das manifestações populares mais expressivas da cultura brasileira, que valoriza a influência da herança africana na nossa cultura”, pontua.
A capoeira também é ministrada no projeto Arte por toda Parte Fronteira. Já o mestre Kiko, que é faixa vermelha na capoeira, destaca que as aulas no Solar são de suma importância. “O nosso compromisso é com a interação social saudável, voltada para a melhoria da qualidade de vida e da saúde. É muito bom voltar ao Solar. Vamos contribuir com os praticantes da capoeira, o bom desempenho na escola e com a família”, lembrou o mestre, que também ministra aulas gratuitas na praça do Parque Aeroporto.
O objetivo das aulas é estimular e desenvolver aptidões físicas naturais, através de movimentos espontâneos; desenvolver as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor e propiciar o desenvolvimento das qualidades físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico.
A capoeira, na parte psicomotora, desenvolve a coordenação motora; explorando sua lateralidade; a percepção do próprio corpo e seu relacionamento com outros corpos (outras pessoas), além do equilíbrio estático e dinâmico bem como a percepção espaço-temporal.
O horário de funcionamento regular do Solar dos Mello é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone para outras informações é (22) 2759-5049.