"Capoeira - Arte e Vida" na Praça da Fronteira

28/09/2013 16:05:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Um dos objetivos é promover a interação com a comunidade local

O Polo de Cultura Fronteira prossegue com as apresentações de dança na comunidade. Desta vez, nesta sexta-feira (27), mestres e alunos do projeto “Capoeira – Arte e Vida” realizaram uma apresentação na Praça do bairro. A ação é promovida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC) e tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura.

A ideia, segundo a coordenadora técnica e pedagógica do Polo de Cultura da Fronteira, Cristine Ximenes, é interagir com a comunidade local e, ainda, promover essas apresentações em outros pontos de referências na cidade. “Pretendemos fazer apresentações itinerantes. A dança é uma oportunidade de estabelecermos uma integração e sociabilização”, disse Cristine.

Para a estudante Alice Guilherme, 9 anos, o Polo de Cultura da Fronteira tem contribuído para o seu desenvolvimento na capoeira. “Gosto muito dos gestos dessa dança e já faço aula há dois anos”, frisou.

As apresentações na comunidade têm reunido crianças, jovens e adultos. O presidente da FMC, Juliano Fonseca, afirma que a expectativa é atender o consumo cultural da comunidade. “É uma oportunidade para os alunos se expressarem artisticamente, democratizando o acesso à cultura”, comentou.

Os objetivos principais do projeto são promover a cidadania através da cultura, desenvolvendo as habilidades e potencialidades artísticas e, ainda, estimular o conhecimento e a criatividade.

Vagas

Para os interessados em participar das aulas no Polo de Cultura da Fronteira ainda há vagas abertas. As inscrições podem ser realizadas das 8h às 17h, na sede do polo, que fica na Rua Manuel Marques Monteiro, 724. São oferecidas aulas de dança, capoeira, grafite, percussão, contadores de história, teatro, leitura, artesanato, entre outras atividades. Os documentos necessários para menores de idade são: cópias da certidão de nascimento, da identidade e CPF do responsável, comprovante de residência, declaração escolar, atestado médico e uma foto 3x4. Para os adultos é preciso cópia da identidade, do CPF e do comprovante de residência, atestado médico e uma foto 3x4.


Fotos Relacionadas