O Centro de Atenção Psicossocial Betinho (Caps-Betinho) convida a população de Macaé para participar II Café Literário, que vai acontecer nesta quarta-feira (5), a partir das 14h, na própria unidade, na Rua Visconde de Quissamã, 482, bairro Centro. O primeiro encontro foi no final de julho e contou com mais de 80 pessoas, entre familiares, amigos e profissionais da rede de saúde mental do município.
A tarde literária será em homenagem a poeta Cecília Meirelles e pretende trazer à baila textos inéditos dos participantes, bem como clássicos da literatura. Para o terapeuta ocupacional e coordenador do Caps Betinho, Júlio César Pereira, o momento é de descontração, mas também de muita emoção, uma vez que a literatura, em especial a arte poética, traz à tona sensibilidade em forma de texto:
- Propomos este diálogo artístico através dos contos, sonetos e poesias. A declamação de ensaios poéticos clássicos, além de produções próprias, contribui imensamente aos nossos objetivos dos centros de atenção psicossocial, que giram sempre em torno de promover o enfrentamento ao estigma da loucura. O convívio é fundamental para a quebra de preconceitos.
A usuária dos serviços do Caps Betinho, Kátia Ferreira Rocha, diz ter se emocionado com o primeiro encontro. “E agora eu acho que será tão belo por homenagear Cecília Meireles, mulher que fala como ninguém de suas tristezas e alegrias”, recomenda.
O coordenador Júlio César Pereira adianta que o próximo encontro será em praça pública. O grupo irá escolher ente a Veríssimo de Melo e a Washington Luiz. A ideia é que o encontro passe a ser mensal e se torne um espaço de convivência não restrito ao ambiente da psiquiatria.
O Caps Betinho atende pessoas adultas, portadoras de transtorno mentais severos, persistentes e em risco psicossocial. O Caps Betinho fica na Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro.
Contatos:
Júlio César (coordenador Caps-Betinho): 9971.9824 – 21.9802.5892
Carlos Henrique (usuário e diretor da Aspas – Associação de pais e amigos): 9889.8469
Caps Betinho: 2772.5005