logo

Capsi promove evento de integração social

15/12/2022 14:45:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Festa contou com chegada do Papai Noel e animação

Muita alegria, animação, guloseimas e a tão esperada chegada de Papai Noel fizeram parte das comemorações de final de ano do Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), da Secretaria de Saúde. O evento organizado pela equipe da unidade contou com a presença de pais, crianças e adolescentes que recebem tratamento no Capsi.

A psicóloga Ana Gabriela Vellemem lembra que, por conta do período crítico da pandemia de Covid-19, as confraternizações foram suspensas. "Esse é um momento de integração social e convívio dos grupos e familiares. Grande parte é formada por crianças com espectro autista e esta é uma ocasião muito especial, onde eles ficam muito à vontade", pontuou.

A mãe do pequeno Samuel, de três anos e sete meses, Rafaela Dias, disse que percebeu algumas alterações no filho quando ele tinha um ano e dois meses. "Fui muito bem acolhida pela equipe. Com as terapias que ele faz aqui no Capsi, vejo o grande desenvolvimento do meu filho. Hoje ele consegue interagir com outras crianças e tem um bom desenvolvimento escolar", falou.
Centro - O Capsi é um serviço de referência destinado ao atendimento psicossocial de crianças e adolescentes. A unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por musicoterapeuta, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, psiquiatra, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem.

O Capsi tem ainda a parceria da Secretaria de Esportes, com a cessão de um educador físico para oficinas de capoeira, e da Secretaria de Cultura para oficinas de musicalização. Os profissionais do Capsi propõem um projeto terapêutico de cuidados e oferecem acolhimento, avaliação, atendimentos individuais em grupos, familiares e oficinas terapêuticas. O espaço funciona na Rua Francisco Portela, 239, Centro.