logo

Caravana Campos Verdes sobe a Serra

08/05/2013 18:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Projeto estará no Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo

Sensibilizar quanto à educação ambiental. Esta é uma das finalidades da Ação Caravana Campos Verdes, que vai acontecer nesta quinta-feira (9), às 14 horas, no Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, situado na Bicuda Grande. Cerca de 120 alunos que estudam na escola, além das unidades próximas à escola, também vão participar.

A programação, que será marcada por atividades culturais e socioambientais, vai envolver estudantes das unidades nucleadas da Serra, que ficam nas localidades da Areia Branca. São elas Colégio Municipal Zélia de Souza Aguiar, Ormy Moura Marinho e Maria Augusta de Aguiar Franco.

A Ação Caravana Campos Verdes é fruto da parceria da Ong Casa do Caminho e secretarias de Educação e Ambiente. A intenção é permitir que os alunos e até mesmo pais e responsáveis atuem em prol das questões ambientais, principalmente nos focos voltados para recuperação e conservação da Bacia Hidrográfica (Rio Macaé).

A Ong Casa do Caminho foi fundada em Macaé em 1989 para atender com ações socioambientais a comunidade e os estudantes que moram na área da Ajuda. A Organização Não Governamental se destaca com as apresentações de palestras e manifestações culturais.

Para isso, a programação será marcada por oficinas e apresentações culturais do coral e orquestra da Ong Casa do Caminho, que também vão enfatizar arborização, cuidados com o meio ambiente, importância ambiental mediante o Bicentenário de Macaé, principalmente a Mata Atlântica.

Além disso, os alunos participarão de plantio de mudas, em que as espécies nativas distribuídas pela Secretaria de Ambiente serão adotadas pelas turmas, que serão responsáveis pelos cuidados como regar, cuidar de adubos e podas com auxílio de professores.

A Caravana Campos Verdes também será marcada pela exibição de vídeos e distribuição de material pedagógico elaborado pela Ong Casa do Caminho, em parceria com a prefeitura. A intenção é que a programação seja ampliada para outras unidades municipais.