A Caravana do Orçamento Participativo (OP) esteve no Colégio Professor Samuel Brust, na Barra de Macaé, nesta quarta-feira (13). O objetivo foi informar à comunidade sobre a construção de uma quadra esportiva coberta com vestiário, necessidade detectada em visitas anteriores ao local. A obra está em processo de licitação.
De acordo com a coordenadora do Orçamento Participativo, Sônia Terezinha Gonçalves, cerca de 60 pessoas estiveram presentes, entre estudantes, pais de alunos, professores, integrantes da direção e representantes da Secretaria de Educação. "O importante não é só anunciar as obras ou ações. O fundamental é trabalharmos a participação coletiva", ressaltou.
Nesta quinta-feira (14), a visita foi na Escola Municipal Fantina de Mello, no Frade, que também receberá quadra coberta com vestiário. As próximas serão a Escola Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamin (receberá a cobertura da quadra), na Aroeira, dia 20, às 18h; e a Escola Municipal Dolores Garcia Rodrigues (quadra coberta com vestiário), no bairro Mirante, dia 27, também às 18h.
Já no sábado (16), o fórum do Orçamento Participativo será em Glicério, no Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, às 9h. Na sequência, as reuniões serão na Barra de Macaé (dia 19, às 18h), no Imburo (dia 21, às 18h), na Praia Campista (dia 26, às 18h30) e na Bicuda Grande (dia 30, às 9h).
O Orçamento Participativo é uma ação conjunta, realizada entre governo e sociedade, que permite a participação popular na escolha de prioridades e na utilização da parcela do dinheiro público destinado aos investimentos municipais. É um processo de educação para a cidadania, em que as discussões, dentro da comunidade, se consolidam como a melhor maneira de dividir as responsabilidades.