logo

Caravana Heterogênese Urbana é realizada em Córrego do Ouro

20/09/2013 12:15:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

Música, dança, ginástica, debates, entre outras atividades são promovidas em distrito da região serrana

A Caravana Heterogênese Urbana esteve na quinta-feira (19), no distrito de Córrego do Ouro, com apresentações de música, dança, ginástica, debates, entre outras atividades. O projeto é uma organização do Cidadania & Direitos Humanos do Espaço de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental, com o apoio da Fundação Macaé de Cultura. O objetivo principal é possibilitar a construção de espaços expressivos, que garante o direito à livre manifestação cultural sobre diversos temas que dizem respeito à vida comunitária.

De acordo com informações do coordenador do projeto, Paulo de Tarso, o evento contou também com a participação dos alunos das escolas Pedro Adame, Ivete Santana, Escola Agrícola Natálio Salvador Antunes e Raul Veiga.

A estudante Ariane Oliveira de Souza, de 14 anos, foi convidada a participar pela coordenação do projeto para gravar o CD que será lançado pela Heterogênese Urbana.

O evento contou também com a participação do mestre Dengo, que realizou uma roda de capoeira, além de um momento de reflexão e apresentação de ginástica com o psicólogo Alexandre Vasilenskas e o Dj Amarildo.

O Heterogênese Urbana é referência para outros municípios, inclusive profissionais participam do curso de extensão oferecido em parceria com as secretarias de Saúde e Educação para saber sobre a metodologia. 

A Heterogênese Urbana é uma metodologia que faz parte do currículo do Curso de Especialização em Saúde Mental do Laboratório de Pesquisas em Saúde Mental (LAPS-ENSP-FIOCRUZ) sendo referência para várias cidades do Brasil. A metodologia é multiplicada através do Curso de Extensão promovido pelos Espaços de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Núcleo de Tecnologias Municipal (NTM) da Secretaria Municipal de Educação. Para 2014, este curso se transformará numa Pós-Graduação com o apoio da Funemac.

O Projeto Cidadania & Direitos Humanos tem a competência de estabelecer projetos e ações voltadas à garantia e cultivo de relações sociais mais complexas e cidadãs através da arte e da cultura, da democratização do conhecimento e do direito à expressão na cidade. Será da competência do Projeto Cidadania & Direitos Humanos contribuir em ações articuladas com outras secretarias, autarquias e coordenadorias para a valorização da humanização dos serviços.

A ação Cidadania Cultural na Serra: Caravana Heterogênese Urbana é organizada pelo Projeto Cidadania & Direitos Humanos, FUMDEC, Secretaria Municipal de Assistência, Secretaria de Governo, FESPORTUR, Escola Municipal Ivete Santana, Escola Municipal Raul Vieira, Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, Escola Municipal Carolina Curvelo, Escola Municipal Pedro Adame, subsecretarias de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, da Infância e Juventude, Desenvolvimento Social, Políticas para as Mulheres, do Idoso, Coordenadoria da 3ª Idade, ECOCULT (Espaços de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental) e Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial.