logo

Cárie Zero: começa programa inovador na serra macaense

30/03/2011 21:14:07 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Kaná Manhães

Programa da Secretaria de Saúde, através da Subsecretaria de Odontologia, pretende erradicar a cárie na região serrana

Em parceria com a Secretaria de Educação do município, a Subsecretaria de Odontologia, vinculada à Secretaria de Saúde, começou nesta quarta-feira (30), o Programa Cárie Zero, que vai atender mais de 1.500 alunos da rede pública municipal da região serrana, chegando às 23 escolas das localidades.

O Programa conta com 31 dentistas e 19 técnicos de saúde bucal que levarão às crianças da pré-escola ao 9º ano atividades que tratam da boa escovação, do uso do fio dental e as vantagens de hábitos saudáveis de alimentação. O Cárie Zero também aplicará flúor nas crianças e encaminhará os casos necessários para tratamento, com hora e dia marcados, em uma das oito unidades de saúde que compões a rede pública municipal na Serra.

O Programa, uma inovação no município, também vai capacitar profissionais das escolas para o acompanhamento das boas práticas em saúde bucal pelos alunos. Serão também distribuídos kites com pasta e escova para as crianças utilizarem diariamente na escola.Com a presença de pais, alunos, professores e representantes das secretarias de Educação e Saúde, o Programa foi lançado na escola municipal Raul Veiga, em Glicélio. E contou com a participação de crianças, como a aluna Karen Borge, do 5º ano.

- Estou muito animada com este trabalho que vai acontecer aqui da Prefeitura. Quando temos um menino ou menina na sala de aula com problema nos dentes é muito ruim pra todo mundo. Às vezes as pessoas implicam e às vezes ele fica triste..., lamenta.

Esta questão, abordada pela aluna Karen, de 10 anos, é um dos pontos cruciais do Programa para a mestre em odontopediatria e especialista em Saúde Coletiva, Cláudia Canalli. Umas das coordenadoras do Cárie Zero, Cláudia ressalta a importância da escovação correta e da aplicação de flúor nas crianças.

- Tanto a Organização Mundial de Saúde, como o Ministério da Saúde recomendam fortemente estas duas questões como fundamentais para reduzir em muito os problemas em saúde bucal. Isto é prevenção e promoção da saúde e é educação em saúde; são ações de amor às nossas crianças.

A subsecretária de Educação do município, Conceição de Maria, estava presente à abertura do Programa em Glicélio, e fez questão de ressaltar a importância da parceria entre as secretarias: “Estas integrações só vêm a beneficiar a população e a melhorar os serviços; uma vez que a educação faz parte de todo o desenvolvimento do ser humano, fundamental estas parcerias.”

O coordenador de Odontologia, Carlos Fernando Pessanha Matos, e o supervisor dos serviços de odontologia na Serra, Ricardo Célio, também pontuaram a parceria e o bom relacionamento entre as secretarias, como fundamental:

- O secretário Guto Garcia está sempre disponível para dialogar sobre projetos inovadores e abraçar propostas em benefício da educação do município. Já é claro para todo mundo que uma aparência bucal saudável contribui para uma melhor auto-estima, conquista de emprego, entre outros benefícios positivos, finaliza Carlos Pessanha.

Durante o lançamento do Cárie Zero foi apresentado o Cartão de Saúde Bucal do Estudante, instrumento de informação e comunicação entre as equipes e os responsáveis pelo aluno. Nele, serão anotados o dia e a hora do atendimento odontológico que será realizado nas unidades básicas de saúde locais ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).


Fotos Relacionadas