logo

Carnaval: cultura local fortalecida e limpeza pública em todos os dias de folia

16/02/2024 19:26:00 - Jornalista: Liliane Barboza e Mônica Torres

Foto: Arquivo Secom

A alegria do Carnaval foi garantida em cinco pontos da cidade

O Carnaval de Alegria de 2024 foi recorde de público com mais de 150 mil pessoas em média nos cinco dia de folia, distribuídos pelos bairros Cavaleiros, Imbetiba, Bar do Coco e ainda na região serrana nos distritos de Glicério e Sana. Todas as 200 atrações foram com artistas macaenses valorizando a cultura local.

O secretário de Cultura, Leandro Mussi, destacou que o balanço foi o mais positivo possível.

“Encerramos o Carnaval da Alegria 2024 com corações cheios de gratidão. Agradecemos a todos que tornaram este evento incrível. Obrigado pela energia contagiante, pela alegria compartilhada e pela celebração inesquecível. Muito obrigado a todos”, ressaltou.

Ele acrescentou ainda que o feriadão de Carnaval lotou a rede hoteleira com 96% de ocupação, bares e restaurantes, e a economia local foi aquecida, inclusive para os ambulantes nos pontos de folia.

A profissional de Educação Física e fisioterapeuta, Lilian Coutinho, conta que já passou o Carnaval no ano passado na cidade e resolveu retornar em 2024.

“Macaé sempre nos recebe de braços abertos. Amei a Praia dos Cavaleiros, os bloquinhos, a limpeza e também a segurança, os guardas municipais estavam presentes e ainda os policiais militares. Com certeza o ano que vem eu estarei de volta”, contou.

Limpeza pública

A Secretaria de Serviços Públicos, garantiu a limpeza e a iluminação das ruas e orlas, mantendo a cidade limpa e bela para os moradores e turistas e reforçou o serviço de limpeza urbana durante todos os dias de Carnaval, com caminhão de coleta extra, equipes de varrição, capina, roçada e retirada de entulhos. O total de resíduos coletados no período do Carnaval por toda a cidade e região serrana de Macaé, de sexta-feira (09) até a quarta-feira de cinzas (14), foi 1.832.600 toneladas. Um volume que demonstra o comprometimento da gestão municipal com a preservação ambiental.

Iluminação pública - A Secretaria de Serviços Públicos também mobilizou cinco equipes para atender às demandas de iluminação pública nos horários e locais dos eventos carnavalescos. Foram realizadas trocas de lâmpadas, reatores, relés e chaves, além de reparos na rede elétrica. A orla do Bar do Coco foi uma das áreas que recebeu mais atenção, devido ao grande fluxo de pessoas e solicitações.

Manutenção de esgoto - A Secretaria de Serviços Públicos também manteve uma equipe de plantão para realizar manutenções nas redes de esgoto, evitando transtornos e danos ambientais. No período, foram feitas intervenções nos bairros Aeroporto, Jardim Santo Antônio, Novo Cavaleiros, Lagomar, Parque Aeroporto, Aroeira, Visconde e São José do Barreto.


O secretário Rodrigo Silva elogiou o trabalho das equipes e agradeceu a colaboração dos foliões, que jogaram o lixo nas lixeiras e cuidaram mais do seu lixo, contribuindo para a limpeza da cidade. Ele também destacou a alegria e a animação dos blocos da limpeza, que trabalharam dia e noite, 24 horas nos dias de Carnaval, para manter as ruas e orlas limpas e bonitas. “As pessoas na folia até de manhã, encontrava a galera da limpeza, o bloco da limpeza sempre passando, sempre presente. Isso mostrou o compromisso e o respeito dos nossos trabalhadores com a cidade e com o meio ambiente”, disse.

Segurança

Moradores e visitantes que aproveitaram os cinco dias de folia na cidade, perceberam que o efetivo da Guarda Municipal e da Polícia Militar estavam nas ruas para garantir que as festividades durante esse período ocorresse com a maior tranquilidade para todos.

O secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, informou que o Carnaval foi tranquilo com relação ao mesmo período do ano passado.

“Contamos com mais de 200 agentes de segurança diariamente em todos os pontos onde foram realizados os shows. Foram registradas apenas quatro ocorrências que foram encaminhadas para o Boletim de Ocorrência (BO), na 123ª Delegacia de Polícia de Macaé, mas nada que tirasse a paz do público que estava nesses locais”, informou.


Fotos Relacionadas