Carreta Saúde Mulher Sesc realiza exames de preventivo e mamografia

17/03/2023 10:35:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Programação especial do dia 21 de março contará com diversos dispositivos, que funcionarão de 9h às 15h

A carreta Saúde Mulher Sesc continua estacionada na Praça Washington Luiz, com exames de preventivo e mamografia. Os serviços acontecem em parceria com a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde e o Sesc-RJ. Na próxima terça-feira (21), haverá uma ação especial, no local, que contará com diversos órgãos do município.

Segundo a secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, nestes primeiros dias de atendimento foram realizados 84 exames de Papanicolau (preventivo) e 75 mamografias. “Estamos com uma procura muito boa. A população alvo pode buscar o serviço e fazer o agendamento”, frisou.

A programação especial do dia 21 de março contará com diversos dispositivos, que funcionarão de 9h às 15h. Na ocasião, a população receberá orientação de profissionais das áreas de saúde, política para mulheres, educação, entre outros.

Exames

Para realizar o exame de papanicolau é preciso ter entre 24 e 65 anos, não ter tido relação sexual nas últimas 48 horas e não ter feito uso de creme vaginal ou ducha vaginal e não estar no período menstrual. O atendimento será por ordem de chegada e agendamento.

O agendamento para exame de mamografia é voltado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As mulheres que não compreendam a faixa etária indicativa, mas que tiverem pedido médico com a indicação do exame, podem procurar a carreta do Sesc para fazer o agendamento.

As mulheres que forem fazer o exame de mamografia devem seguir algumas orientações: não usar talco, creme corporal, desodorante roll on, creme ou aerossol, somente o spray comum.

Caso o agendamento do exame coincida com o horário de trabalho, será entregue uma declaração de comparecimento. Para realização do agendamento é preciso levar o Cartão SUS, comprovante de residência, carteira de identidade e CPF. Os horários de atendimento e agendamento são: segunda-feira, das 13h às 16h; de terça a quinta-feira, das 8h às 17h, e sexta-feira, de 8h às 12h.

Os resultados dos exames ficarão no Centro de Especialidades Dona Alba e estarão disponíveis após 30 dias úteis da realização dos mesmos.


Fotos Relacionadas