Carretão da Alegria rodará as ruas no dia Municipal do Samba

27/11/2013 15:07:00 - Jornalista: Assessoria Gabinete vice-prefeito

Foi criado, há seis anos, através do Projeto de Lei 068/2012, pelo então parlamentar e vice-prefeito eleito, Danilo Funke, o Dia Municipal do Samba. A data escolhida foi 02 de dezembro. O objetivo da comemoração é estimular a população macaense a recuperar a tradição da cidade.

Na sua sexta edição, o Dia Municipal do Samba acontecerá na segunda-feira (2) e terá três atrações musicais do ritmo, rodando a cidade a bordo do tradicional caminhão. “Esta data é mais uma importante dentro dos 200 anos de Macaé e vem seguida de uma série de eventos culturais que também são importantes e estimulam a diversidade e cultura local, que sempre fiz questão de defender” diz Danilo.

O Carretão da Alegria sairá da Praça Washington Luís, às 13h, com destino a Barra de Macaé, Aroeira e a várias ruas do centro da cidade. Um dos criadores do evento, Décio Braga, que também é presidente do Núcleo de Resistência ao Samba Macaense (Nursam) fala que a idéia surgiu através das comemorações do Rio de Janeiro. “Lá, a data é comemorada com samba dentro do vagão do trem, mas como aqui não temos um trem, adaptamos a idéia para uma carreta, aproveitando também que estamos na cidade do petróleo e esse tipo de automóvel é bem comum” explica.

O Carretão da Alegria tem mais de 30 metros e é ornamentado em forma de botequim itinerante.