A secretaria de Defesa do Consumidor / Procon Macaé volta a chamar atenção dos consumidores em relação a utilização do cartão de crédito. Além de ser um assunto polêmico a questão tem causado grandes transtornos.
Segundo o secretario de Defesa do Consumidor / Procon Macaé, Eraldo Sant’Ana, o uso sem disciplina causa inadimplência e outras conseqüências danosas. De acordo com ele, alguns bancos têm enviado cartões de crédito para os consumidores sem sua autorização.
– Isso é uma prática abusiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso III – afirma.
Ele recomenda ao consumidor inutilizar o cartão, para que este não seja usado por outra pessoa. Porém, o usuário que quiser adquirir um cartão deve primeiro analisar detalhadamente a proposta que melhor se adequar ao seu perfil.
De acordo com o secretário, é importante que o consumidor saiba todo o custo que o cartão terá, assim como data de vencimento e os melhores dias de uso. Sant’Ana frisa que a modalidade ideal é aquela com pagamento da fatura integral, evitando assim o parcelamento da dívida e ao mesmo tempo os juros sobre o saldo devedor.
O consumidor que deseja esclarecer qualquer dúvida sobre este ou outro assunto pode se dirigir ao Posto de Atendimento do Procon, que fica na rua Télio Barreto, 28, próximo à praça Washigton Luiz.