Foto: João Barreto
No primeiro semestre, a prefeitura realizou cerca de 20 mil atendimentos na área de trabalho e renda
Emissão de carteira de trabalho em primeira e segunda vias, cédula de Identidade (RG), cursos profissionalizantes, catálogo de Formação Profissional, cadastramento do currículo e agendamento on-line para encaminhamento às vagas de emprego são serviços oferecidos, de forma gratuita, pela Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab). O órgão visa tornar-se referência na construção de políticas públicas de geração de Trabalho e Renda implementadas pela Prefeitura de Macaé, além de proporcionar ao trabalhador qualificação profissional.
Neste primeiro semestre, a Agetrab realizou cerca de 20 mil atendimentos, sendo 905 carteiras de trabalho; 1.458 cédulas de identidade e 16.748 encaminhamentos para vagas de emprego. Outro objetivo da agência é estimular a diversificação da economia, grupos produtivos, empreendimentos de economia solidária (cooperativas, associações, redes solidárias, entre outros), reorganizando os processos de produção, comercialização, consumo, financiamento e desenvolvimento tecnológico com vistas à promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador e sua inclusão social.
Em maio deste ano, a Agetrab voltou a emitir a carteira de trabalho, em primeira e segunda vias. O retorno do serviço foi possível após a renovação do convênio entre a Prefeitura de Macaé com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, que determina a quantidade de carteiras que o órgão pode emitir. O atendimento é feito por meio de agendamento na página da secretaria no portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br/agetrab). É necessário preencher todos os campos solicitados, escolher a data e verificar os documentos necessários. "Quem tiver dificuldades em agendar pela internet, pode comparecer à sede do órgão com os documentos necessários", destaca o diretor presidente da Agetrab, Alexandre Fernandes.
Para a primeira via é preciso levar originais de Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cédula de Identidade (RG), ou Certidão de Nascimento ou de Casamento, ou Certificado de Reservista ou Carteira da OAB ou do Crea; duas fotos 3x4 e comprovante de residência com o CEP - a carteira de habilitação não é aceita como documento de identificação.
Para a segunda via são solicitados todos os itens da primeira via, além da carteira de trabalho anterior em caso de inutilização ou continuação; boletim de ocorrência em caso de perda, roubo ou furto; e documento que comprove o número da carteira de trabalho anterior (carteira de trabalho, ou extrato do FGTS ou rescisão do contrato de trabalho).
Outros serviços gratuitos:
CTM 2.0 - Para o trabalhador, a CTM 2.0 propicia o cadastramento do currículo e agendamento on-line para encaminhamento às vagas de emprego. Os interessados devem acessar o site www.macae.rj.gov.br/agetrab. O próprio sistema entra em contato com o trabalhador via SMS, WhatsApp ou e-mail para informar sobre a compatibilidade entre oferta e procura.
Cursos profissionalizantes - A Agetrab, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), oferece cursos profissionalizantes com o objetivo de qualificar e inserir a população macaense no mercado de trabalho. Com cursos que variam de 160 a 360 horas, o órgão municipal desenvolve parcerias com empresas, onde o aluno tem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, treinando em ambientes e equipamentos reais.
Catálogo de Formação Profissional - É uma ferramenta importante tanto para quem busca informações sobre cursos de formação profissional, desde a qualificação básica até a pós-graduação, disponíveis no município, quanto para quem busca mão de obra qualificada. Nele, é possível encontrar informações sobre os cursos, quem os oferta, localizações, contatos e outras referências. Dados que facilitam alunos e empresas a encontrarem a qualificação desejada. Para acessá-lo, o interessado deve entrar na página da Prefeitura de Macaé: www.macae.rj.gov.br/agetrab e clicar no ícone do Catálogo de Formação Profissional.
Dúvidas e sugestões podem ser tiradas na Secretaria de Trabalho e Renda, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Rua Doutor Télio Barreto, 28, no Centro. Os telefones são (22) 2796-1255 e 2796-1226.