logo

Cartões de crédito: Procon orienta consumidores a terem cuidado

19/11/2007 15:30:09 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Procuradoria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon) está preocupada com o bem estar econômico do consumidor macaense, no referente ao controle das finanças através do cartão de crédito. Segundo o procurador Eraldo Viana Sant’Ana, essa modalidade facilita na hora da aquisição, mas pode causar graves problemas na quitação da dívida.

- A pessoa nem percebe o alto custo do produto que está adquirindo, uma vez que não há manuseio do dinheiro, fato que causa a falsa impressão de facilidade. Entretanto, após a euforia, percebe-se que houve excesso de compras, provocando desconforto e insegurança, analisa o procurador.

Eraldo também comenta que os consumidores devem se prevenir quando utilizarem o cartão, para que dissabores e decepções sejam evitados posteriormente. Ele adverte ainda que outro fator mostrando o perfil do mau administrador é pagar as contas sempre com atrasos, gerando multas, que contribuem para o aumento dos gastos. “Chamamos a atenção para as pessoas que pagam apenas o valor mínimo do cartão de crédito. Assim, elas acumularão débitos que, com juros, podem sair do controle. Ainda é reprovável a utilização de um cartão para o pagamento de outro”, explica.

De acordo com Eraldo é importante que o consumidor organize suas finanças e economize. “Esses são os grandes segredos para controlar as finanças e viver com estabilidade econômica e financeira”, aconselha. Ele acrescenta também que o Procon continua atento aos assuntos de interesse do consumidor, a fim de promover a qualidade de vida da população. “Por isso, lembramos a todos que procurem proceder cautelosamente em suas vidas financeiras”, orienta.

A Procuradoria Executiva de Defesa do Consumidor continua realizando atendimentos na Rua Dr. Télio Barreto 28. “As pessoas podem nos encontrar para quaisquer orientações sobre os temas de interesse do consumidor de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h e 17h, ou pelos telefones: 2762-0057 e 2772-4