Foto: Ana Chaffin
Falta pouco para a Casa da Vacina passar a funcionar até 18h30min
Com o objetivo de atender a população macaense com cada vez mais conforto, a Casa da Vacina terá seu horário de funcionamento ampliado, a partir de primeiro de agosto. A unidade de saúde, que funciona das 8 às 17 horas, agora terá atendimento ao público até às 18h30min. Inaugurada em 2014, a nova unidade é parte de uma reestruturação da Secretaria de Saúde e oferece um atendimento diferenciado na imunização, armazenamento das vacinas e também como campo de estágio para alunos da área de saúde de universidades e escolas técnicas.
Além do atendimento ao público, ampliado até as 18 horas, a casa da vacina disponibiliza alguns procedimentos em horário diferenciado. Por exemplo, administração de BCG e a coleta de teste do pezinho acontecem às terças e quintas, às 8 horas e a administração da vacina contra febre amarela acontece às segundas e quartas às 8 horas. Já a administração de palivizumabeocorre (anticorpo que impede a infecção pelo vírus causador da bronquiolite) às sextas às 8 horas.
Além da administração de imunobiológicos, com quatro salas, e coleta do teste do pezinho, o local ainda dispõe do Programa Primeiros Passos. A finalidade da triagem neonatal por meio do teste do pezinho é o rastreamento de bebês portadores de doenças genéticas, endócrinas e metabólicas, cujo diagnóstico e tratamento precoces evitam o aparecimento de sequelas clínicas graves.
O Programa de Imunização é responsável pelo Estoque e Distribuição de Imunobiológicos e o Polo de Prevenção do VSR é responsável pelo estoque, cadastro e administração da Palivizuma. A medicação é aplicada em crianças prematuras, que nasceram com até 28 semanas e busca prevenir infecções respiratórias agudas.