O espaço funciona na Rua Francisco Portela, 702, no Centro
Visando ao bem-estar dos servidores municipais e o fortalecimento da saúde física, emocional e social, a Prefeitura de Macaé está estruturando a Casa do Servidor, uma ação que pretende iniciar a inserção de políticas públicas voltadas para o servidor dentro das metas municipais de governo. O local, ainda em fase de projeto piloto, já oferece uma série de serviços essenciais aos trabalhadores. A iniciativa tem a organização da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, que contou com o apoio de outros órgãos públicos.
Atualmente, já há atendimento de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, além de Grupos Terapêuticos "Entre Pares" e Terapias Integrativas (Reiki e Constelação Familiar). Em breve, a estrutura, que já dispõe de consultório odontológico montado, contará com dentista e médico psiquiatra. O funcionamento do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) passarão a funcionar na Casa, um imóvel com 18 espaços lineares e acessíveis.
Ele acrescenta:
"Essas ações demonstram o compromisso contínuo com a valorização e o cuidado com o servidor público, essencial para o funcionamento eficiente de nossa administração. Agradeço, mais uma vez, a colaboração e o empenho de todas as Secretarias envolvidas no projeto piloto de estruturação da Casa do Servidor. Conto com a continuidade desse apoio para a futura inauguração deste importante espaço", disse o Secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino.
"Esse conjunto de serviços visa atender de forma ampla às necessidades funcionais, econômicas e sociais dos servidores. Nessa perspectiva, ressaltamos os benefícios de cada vertente: Resgate Funcional, ao promover a saúde física e emocional, os servidores são capazes de desempenhar suas funções com maior eficiência e aumentando a produtividade; Resgate Econômico: com a oferta de serviços preventivos e terapêuticos, reduz-se a necessidade de tratamentos de maior custo, reduz o índice de absenteísmo, promovendo a estabilidade financeira e o bem-estar geral dos servidores; e Resgate Social: A criação de um ambiente acolhedor e de suporte reforça o sentimento de pertencimento e valorização, fortalecendo a convivência no ambiente de trabalho, promovendo um clima organizacional positivo e a reinserção do servidor à sociedade".
A Casa do Servidor Macaé funciona na Rua Doutor Francisco Portela, 702, no Centro da cidade. O telefone para mais informações é o (22) 99263-9632.
"Este é um ambiente montado para atendimento e acolhimento do servidor. O objetivo é acolher o servidor nas suas necessidades físicas e mentais. Temos uma casa totalmente linear, facilitando a acessibilidade. E estamos próximos ao Cealo e a MacaePrev, para que o servidor tenha todo o atendimento que precisa na estrutura administrativa do município", salientou a coordenadora da Casa do Servidor, Fabieni Rodrigues.