O cadastramento que começou na quarta-feira (08), na Incubadora de Cooperativas, direcionado aos servidores municipais para aquisição da casa própria, recebeu cerca de 150 candidatos em dois dias. Eles concorrem ao Residencial Brisa do Vale, no Loteamento Vale Verde, que fica localizado no começo da Estrada do Imburo, logo após o trevo da Linha Azul. O projeto é realizado pela prefeitura de Macaé em parceria com a Caixa Econômica, e administrado pela Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa).
O Residencial Brisa do Vale é composto por 972 casas de dois quartos, com ou sem suíte, com possibilidade de ampliação para três quartos se houver demanda dos servidores. Os candidatos poderão escolher dentre os modelos disponíveis aquele que melhor lhe convier, observando o limite da renda familiar.
– Para evitar possíveis contratempos, é bom não deixar para se cadastrar na última hora – aconselha o presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira. Ele completa, alertando que o servidor tenha em mãos, no ato da inscrição, todos os itens a serem considerados na análise da Caixa, visando assegurar a aprovação da proposta de compra do imóvel.
As casas do Residencial Brisa do Vale têm dois quartos, de 43 ou 50 metros quadrados cada, com ou sem suíte. O servidor público poderá utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar parte do preço da casa. Os servidores que se inscreverem não podem ser proprietários, compradores ou cessionários de imóvel construído ou em construção no município que reside ou em Macaé.
O funcionário terá 20 anos para pagar e o desconto é direto na folha de pagamento. Além da infra-estrutura urbana completa feita pela prefeitura, o residencial para servidores também terá um centro comercial. De acordo com o projeto, o encargo mensal do interessado não pode ser superior a 30% da renda familiar bruta e ao resultado da análise de risco e apuração da capacidade de pagamento do cliente, efetuada pela Caixa.
Para definição do valor de financiamento, serão observadas a capacidade de pagamento do servidor público e a quota de financiamento na análise de risco de crédito. A quota de financiamento é de até 100% do menor dos valores entre a avaliação feita pela Caixa e o valor de compra e venda, limitada ainda, à quota definida pela análise de risco de crédito. O limite da renda familiar bruta para aquisição do imóvel é de R$ 1.140 a R$ 4.900.
O cadastramento vai até sábado (11), de 9h às 17h. A documentação necessária deve ser original e do casal (cônjuge / companheiro) caso o servidor seja casado ou tenha relação estável. Os documentos necessários são: Identidade, CPF, certidão de nascimento / casamento, comprovante de renda familiar, comprovante de residência (até dois meses anteriores), número de cadastro no PIS / PASEP e título de eleitor.