Clássico do cinema mundial, “Casablanca” é a atração desta quarta-feira do Cine Semaph, no Solar dos Mellos, que este mês está apresentando os grandes filmes do século XX. Com entrada franca, o filme começa às 19h no auditório Washigton Luiz.
Dirigido por Michael Curtiz, “Casablanca” foi produzido em 1942. O filme recebeu os Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro, e foi ainda indicado em outras cinco categorias: Melhor Ator (Humphrey Bogart), Melhor Ator Coadjuvante (Claude Rains), Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora para Comédia/Musical.
“Casablanca” custou US$ 900 mil aos cofres da Warner Bros. Sua estréia estava inicialmente prevista para junho de 1943, mas como em novembro de 1942 os Aliados desembarcaram no norte da África e libertaram a verdadeira Casablanca, a Warner resolveu por lançar o filme imediatamente.
Casablanca é a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. É lá que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris.