Foto: João Barreto e Flávio Sardou
O sonho de muitos casais será realizado neste sábado
A quarta edição do Casamento Comunitário em Macaé, primeira em 2015, reunindo 170 casais, acontece no próximo dia três de outubro, a partir das 8h30, no Fórum do município - localizado na Rodovia do Petróleo, Km-4, s/nº, Bairro Virgem Santa. O evento é realizado através de uma parceria da Prefeitura de Macaé com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Todos os beneficiados, que são residentes em Macaé, já enviaram a documentação exigida durante o período de inscrição e vão receber a certidão de casamento. Aqueles que já convivem maritalmente vão ter o documento com data retroativa ao início da relação. O objetivo da iniciativa é dar oportunidade aos casais que sonham em oficializar a situação conjugal mas não possuem condições financeiras para arcar com as custas cartorárias.
- Estamos entrando em contato com os casais para informar sobre as orientações e procedimentos necessários para a concretização do procedimento. Uma das recomendações é chegar ao local com uma antecedência mínima de 20 minutos -, informou a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jane Ruiz.
A cerimônia é coletiva e conta com as parcerias também dos cartórios de registro civil do município (Martins Melo, Barra e Córrego do Ouro). "Os casais terão a possibilidade de se casarem oficialmente ou converterem uniões estáveis em casamento, regularizando o estado civil e ampliando as garantias dos direitos patrimoniais, previdenciários e sucessórios", disse a juíza de direito titular da 1ª Vara de Família da Comarca de Macaé, Gisele Gonçalves Dias.
Outras informações sobre o Casamento Comunitário podem ser obtidas no CEAM, localizado à Rua São João, 33, no Centro (ao lado da Delegacia Legal). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone para contato é 2796-1045.