A prefeitura de Macaé entrega nesta quinta-feira (27), às 16h, as 307 casas populares do Condomínio Cidadão, no Bosque Azul, na Ajuda de Baixo. As casas serão inauguradas com muita festa. Além da solenidade de entrega simbólica da chaves, haverá sorteio de brindes, como móveis e eletrodomésticos, entre os futuros moradores. A entrega das casas faz parte do programa habitacional do município, que só este ano já destinou R$ 16 milhões em obras e projetos.
As 307 casas são destinadas a famílias que vivem em área de risco e de preservação ambiental. O condomínio tem infra-estrutura completa, com muro e duas portarias. Com ruas asfaltadas, o Condomínio Cidadão conta com iluminação completa, estação de tratamento de esgoto própria, rede de água e de gás canalizado. A entrega do condomínio faz parte da programação de aniversário da cidade.
As casas estão instaladas nos dois primeiros blocos do Condomínio Cidadão. Cada bloco terá uma área de lazer com quadra poliesportiva e espaço para entretenimento, além de uma portaria. Quatro ruas principais e 35 vias transversais compõem o cenário das casas populares. São 200 residências de um quarto, cem de dois quartos e sete totalmente adaptadas para portadores de necessidades especiais, com portas especiais, barras de inox, banheiros e rampas.
Todas as casas têm um espaço para ampliação, que pode ser feita porque o sistema de construção foi modular, com tijolos ecológicos. A construção das casas populares no Bosque Azul empregou cerca de 200 trabalhadores por mês, todos moradores do entorno do bairro Ajuda.