Foto: Moisés Bruno
Foi feito um diagnóstico nutricional nos passageiros e encaminhamento para atendimento com nutricionistas da rede pública
O projeto “Nutrição Itinerante”, da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), vinculada à Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (27), das 10h às 15h, no Terminal Central, um trabalho de diagnóstico nutricional nos passageiros que transitavam pelo local e ainda encaminhamento para atendimento com nutricionistas da rede municipal de saúde.
A coordenadora da Catan, Carine Lima, explicou que o projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem participam das atividades. “Na atividade de hoje escolhemos o tema: “Juntos contra o Câncer”, onde os estudantes e nutricionistas da Catan fazem a medida do peso e da altura, ou seja, IMC, e com esses dados fazemos o encaminhamento para as unidades de saúde que possuem o atendimento nutricional em nosso município”.
Os estudantes mostraram aos passageiros a importância dos alimentos na prevenção do câncer de próstata, alertando sobre uma escolha saudável, observando os rótulos dos alimentos que serão consumidos, como biscoitos recheados, salgadinhos, macarrão instantâneo e refrigerante.
A passageira Rosali Klen, de 50 anos, moradora do bairro Malvinas, que passava pelo terminal, aproveitou a oportunidade para medir sua massa corpórea e constatou que precisa passar por um atendimento especializado. “Já estou mudando o meu hábito alimentar, evitando tomar refrigerantes, comer pães e praticar atividades físicas. Gostei muito dessa atividade aqui e vou aceitar a sugestão da nutricionista e procurar um atendimento no meu bairro”, disse.
Quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto ou buscar atendimento especializado, pode procurar a sede da Catan, que fica na Rua Dr. Luiz Belegard, 139, Centro, ou através do telefone (22) 2759-1024.