Foto: Guga Malheiros
A última reunião do ano aconteceu nesta quarta-feira (17)
"Os Dez Passos para uma Alimentação Saudável" foi tema da última reunião do ano, realizada nesta quarta-feira (17), na Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) para as beneficiárias do Programa Bolsa Família. A reunião faz parte do acompanhamento nutricional, oferecido pelo órgão e que tem o objetivo a reeducação alimentar, diminuindo o sal, a gordura e os alimentos industrializados.
A palestrante do dia, a coordenadora do Programa Bolsa Família na Saúde, Márcia Prata, ressaltou que as reuniões acontecem desde o início do ano a cada dois meses e frisam a qualidade de vida das famílias envolvidas. “Dicas de alimentação saudável e receitas são ensinadas e degustadas pelas participantes. Hoje a receita principal foi o quibe de forno feito com carne de soja e sal de ervas. Também procuramos ingredientes substitutos, de baixo custo, que dão os mesmos resultados”, explicou a nutricionista.
A coordenadora da Linha de Cuidado dos Pacientes de Obesidade e Sobre Peso em Macaé, Rejane Reis, informou que no município mais de 50% da população está com sobrepeso e/ou obesa, e que para 2015 será elaborada uma avaliação para buscar os resultados de mudanças de hábitos alimentares das assistidas.
As beneficiárias do Bolsa Família, ambas acima do peso ideal, estão sempre presentes nas reuniões e agradecem o acompanhamento nutricional do órgão. Nos últimos meses, Verônica de Almeida perdeu seis quilos. Patrícia Andrade tem menos três quilos. Já a Camila Monteiro eliminou nove quilos. “Sempre colocamos em prática as receitas que aprendemos aqui. A nossa família acaba entrando na dieta também. O suco de abacaxi com inhame, e a farofa com casca de abacaxi, já entraram no cardápio das nossas casas”, comentaram.
As palestras nutricionais começaram nesta nova gestão municipal. A coordenadora do Catan, Carine Lima, informou que o órgão também recebe o apoio da empresa Hortifruti de Macaé, com doações frutas, legumes, sucos e ingredientes para as reuniões. Cerca de 35 mulheres comparecem nas reuniões divididas entre o turno da manhã, de 9h30 às 11h30; e da tarde, das 14h30 às 16h30.
*Com supervisão da Secom