Foto: Kaná Manhães
Trabalho faz parte do novo conceito de lixeiras implantado em abril
Quarenta novas lixeiras serão instaladas pela prefeitura, nesta semana, nas praias dos Cavaleiros e Campista, somando um total de 85 novos recipientes na limpeza urbana nas ruas de Macaé. O trabalho faz parte do novo conceito de lixeiras implantado em abril, no município, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Selimp).
A informação foi passada pelo secretário Eduardo Jardim. Inicialmente, foram instaladas 45 lixeiras na Avenida Rui Barbosa, desde o entroncamento com a Rua Agenor Caldas, incluindo o Calçadão, até a Praça Washington Luiz, no centro da cidade, substituindo as antigas que tinham bocas menores e tampas que dificultavam o depósito do lixo. As novas lixeiras, na cor laranja, são colocadas de par em par em diversos pontos da cidade.
Elas funcionam como aliadas na limpeza pública porque, além do designer moderno que embeleza o paisagismo urbano, chamam a atenção de quem passa também pelo tamanho maior que as antigas. Entre as vantagens das novas é que são de estrutura metálica, mais resistentes, arredondadas, com boca larga e profundidade suficiente para absorver os detritos, contribuindo para que a população não jogue lixo no chão. Além disso, as novas lixeiras facilitam o trabalho de higienização por parte das equipes de limpeza da prefeitura e, a facilidade de colocar o lixo, aumenta a vida útil delas.
Eduardo Jardim lembra que as lixeiras são colocadas em pontos estratégicos onde há maior fluxo de pessoas por dia. Segundo ainda ele, todos os bairros e distritos vão ganhar as novas lixeiras, mas inicialmente o projeto atende a área central da cidade que concentra o maior movimento diariamente, devido ao funcionamento do comércio em geral, que atrai as pessoas para o Centro.
Jardim afirma que a quantidade de lixeiras atende a demanda nas ruas e, para um serviço ainda mais eficiente, em um mesmo quarteirão é possível encontrar várias lixeiras.
- Contamos com apoio da população no sentido de que jogue o lixo nas lixeiras e também colabore denunciando a ação de vândalos. A limpeza pública é um trabalho diário que precisa da ajuda das pessoas porque trata-se de um bem social que contribui para a saúde e a qualidade de vida de todos, destaca Jardim.
Ele lembra que quem precisar dos serviços da Selimp pode solicitar pessoalmente, na sede da secretaria, à Rua Marechal Rondon, 390, Bairro Miramar, ou pelo telefone (22) 2772.2270, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.