Segura peão! Essa é a frase que vai dominar todos os dias do Rodeio Tony Nascimento que acontece até domingo (29), a partir das 20h, na XXVIII Exposição Agropecuária, Turística, Comercial e Industrial de Macaé, a Expo Macaé 2007. Afinal, os doze peões da modalidade touros e 12 da modalidade cutiano (cavalos) que mais se destacaram nos rodeios do país e que estão em Macaé terão muito trabalho para dominar a montaria.
O cavalo Tela Quente (premiado na final do Circuito Cristal de Rodeio, de Jaguariúna), Maluquinho (considerado o cavalo mais difícil de ser montado) e o Carudão (invicto até hoje e tido como duro na queda) são cavalos “veiacos” (de difícil montaria) que prometem muitas emoções para o público.
Os touros mais puladores do país também estarão na arena de rodeios da Expo Macaé 2007: Projak (está entre os cinco mais difíceis do país, com três paradas de oito segundos em cinco anos), Galego (em seis anos de rodeio teve duas paradas de oito segundos) e Zabú (cinco paradas de oito segundos em seis anos de carreira). Os também finalistas, Grafite, Rokestrela, Camisa Dez, Bquelite, Bam Bam, são alguns dos touros que participam da competição.
Entre os peões da modalidade cutiano estarão na disputa, Samuel Cavalcanti, o Goiano, finalista de Jaguariúna e Americana, em São Paulo, que acumula 32 títulos de campeão conquistados nos últimos anos; o ex-professor de matemática Clodovir Palata Júnior que já ganhou 22 motos, 10 carros e uma caminhonete em rodeios; Ailton Aparecido da Costa, o Catimbal, finalista em Barretos e vice-campeão em Americana, e Adenilson Machado, mais conhecido como Dêde, que acumula 12 títulos em rodeios em dois anos.
Na montaria em touros, se destacam Simão Pereira, e outros campeões como Emerson Crispim, com 18 títulos em dois anos, Fábio Nonato, Fábio Leandro, Devair Alves e Felipe Fernando. Todos têm mais de 10 títulos de campeão em suas carreiras.
Cowboy do Futuro – O Projeto Cowboy do Futuro é uma das novidades da Expo Macaé 2007 e será apresentado a partir desta sexta-feira (27). O público mirim poderá participar do rodeio, montando carneiros da raça Tecsel, uma raça especializada para este tipo de atração. As crianças terão todo o equipamento para a competição e deverão pesar até 30kg. O projeto coloca em prática o sonho das crianças por este esporte radical, estrelando grandes competidores do futuro.