logo

CBTM e prefeitura discutem implantação do projeto Sacando para o Futuro

04/09/2006 12:05:05 - Jornalista: Catarina Brust

Representantes da prefeitura e da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), discutiram na última sexta-feira (01), a implantação do projeto Sacando para o Futuro e a proposta para o município sediar o Saque Perfeito para o Pan 2007 (dois grandes eventos de abrangência internacional).

O presidente da CBTM, Alaor Azevedo, Roberto Antelo (CBTM), o sub-secretário de Esporte e Lazer, Walter Bittencourt, o assessor da secretária Municipal de Comunicação Social, Décio Braga, os representantes da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), Walter Júnior, e da TV Record Denise Filoni e Marcelo Dantas, participaram da reunião.

O projeto Sacando para o Futuro, em parceria com a CBTM e as secretarias Municipais de Esporte e Lazer (Semel) e Educação (Semed), tem como objetivo a massificação do esporte através da instalação de mesas de tênis em praças públicas e nas escolas da rede municipal. Acoplado a isso, a cidade também deverá ter um Centro de Treinamento de Tênis de Mesa onde os jovens poderão aprimorar a prática dessa modalidade esportiva.

- A Confederação ensina os professores de educação física do município que irão repassar aos alunos, os ensinamentos do tênis de mesa. Os talentos que forem descobertos serão levados para o Centro de Treinamento em Macaé. Com esse formato de mesas de concreto em praças públicas e de madeira nas escolas, integradas a um centro de treinamento, esse projeto é pioneiro. De outra forma, só instalando mesas de tênis de mesa, o projeto já funciona em algumas cidades do país, como Belém (Pará), Marília, Piracicaba e Santos (São Paulo) e Itajubá (Minas Gerais), explicou Alaor Azevedo.

Outro assunto discutido foi o Saque Perfeito que abrange dois grandes eventos antes do Pan de 2007: o Campeonato Latino-Americano (seletiva para o Pan-Rio 2007) e o Brazilian Open (Aberto do Brasil). O campeonato é uma seletiva internacional classificatória para os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, onde participam 32 países filiados a União Latino-Americana de Tênis de Mesa.

O evento seria realizado em Macaé dos dias 02 e 08 de abril de 2007, reunindo cerca de 400 pessoas de diversos países. Deste campeonato sairão 62 atletas (31 masculino e 31 feminino), que se juntariam aos três atletas brasileiros já classificados (por ser o país sede) e mais seis da América do Norte (classificados através de outra seletiva).

Já o 19º Aberto do Brasil - Brazilian Open é uma competição oficializada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) e que conta pontos para o ranking mundial e integra o Circuito Internacional denominado Pro-Tour. O Brasil faz parte desse circuito há 18 anos. A CBTM organiza o evento em todas as categorias do pré-mirim (12 anos) até os veteranos (acima de 40 anos). A expectativa é que o Aberto reúna mil e 500 pessoas, representando 30 países e 20 estados brasileiros, dos dias 09 a 15 de abril de 2007.

O tênis de mesa é o único esporte que possuí o fantástico recorde de quatro vitórias consecutivas - tetra-campeão – em eventos por equipes nos Jogos Pan-Americanos (83, 87, 91 e 95), além de ter o maior destaque nessa competição, Hugo Hoyama. O atleta paulista possui 12 medalhas, sendo oito de ouro, empatado com o nadador Gustavo Borges. No Pan 2007 no Rio de Janeiro, Hoyama, terá a chance de fazer história já que o nadador não irá participar.

Em maio, Macaé sediou a Seletiva Pan-americana de Tênis de Mesa, que foi realizada no Ginásio do Juquinha. Os principais atletas do Brasil na modalidade, participaram da competição, entre eles Tiago Monteiro, Hugo Hoyama e Lígia Silva.

- Cada vez mais o município se firma por realizar eventos esportivos de repercussão nacional, como foi a Seletiva Pan-Americana de Tênis de Mesa que reuniu os melhores atletas do país. Esperamos massificar o esporte na cidade, levando para os estudantes a possibilidade de tornarem-se futuros atletas de ponta, explicou Walter Bittencourt, o Waltinho.