O Centro de Controle de Zoonoses de Macaé (CCZ) continua combatendo os roedores em pontos estratégicos do município. A equipe do CCZ esteve nos últimos dias nos bairros Imbetiba, Cajueiros e Aeroporto aplicando, em pontos estratégicos, veneno para combater os roedores e eliminar os focos de proliferação de ratos.
O bairro Cajueiros foi o único que apresentou um resultado mais positivo, pois, de acordo com o coordenador do CCZ, Rogério Lemos, foi onde a população mais contribuiu, não jogando lixo na rua e os comerciantes evitaram jogar gordura dentro dos bueiros.
- A população joga muito lixo nas ruas, o que atrapalha a solucionar o problema. Isso acaba aumentando a proliferação de ratos no local. Semana que vem nossa equipe estará no Bairro Aeroporto novamente fazendo um controle e aplicando o veneno para eliminar os roedores, disse Rogério.
A equipe do CCZ vai aos bairros de 15 em 15 dias para fazer o controle e recolocar raticidas nas tocas onde tem mais aparições dos roedores. Os ratos podem causar sérias doenças às pessoas, como a leptospirose, transmitida através da urina dos animais. Por isso, é importante que a população contribua para eliminar os roedores nos bairros, evitando jogar lixo nas ruas.
Para denunciar focos de roedores, ou contaminação por leptospirose, a população pode ligar para os telefones 2762-6461 e 2762-0175. O CCZ fica na Rua Velho Campos, 475, Centro.