logo

CCZ cria programa para disciplinar trabalho de carroceiros

14/02/2007 14:12:35 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Visando organizar e disciplinar a atividade dos carroceiros no município, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria de Saúde de Macaé, iniciou o trabalho de reconhecimento dos pontos de concentração de veículos de tração animal.

Segundo o gestor do Fundo Municipal de Assistência aos Animais, Élcio Pontes, o objetivo da visita é levar aos carroceiros o apoio e assistência do CCZ, através da equipe de veterinários, em relação à saúde dos animais e organizar a atividade com o cadastramento do veículo e dos animais.

Élcio Pontes acrescenta que o trabalho tem como finalidade prevenir os danos que, por ventura, possam acometer a população como doenças, acidentes e prejuízos econômicos. A equipe realiza, periodicamente, um trabalho de conscientização com os carroceiros, sobre a importância do trabalho e o tratro com o animal.

- Sabemos que este tipo de atividade é responsável pela manutenção de muitas famílias, mas sua realização desordenada causa problemas ao trânsito e à saúde pública. A preocupação do prefeito Riverton Mussi é no sentido de proteger os munícipes, viabilizando a permanência da atividade dos carroceiros com o bem estar da população -, avalia Élcio.

A gerente técnica do CCZ, a veterinária Cristina Pereira, diz que, inicialmente, será oferecida a pintura e emplacamento das carroças, exame clínico, laboratorial, vacinação e vermifugação dos animais. Outra novidade que será implantada pelo CCZ é a utilização de um aparador (fraldão), para impedir que os animais façam suas necessidades nas vias públicas. Uma parceria com outras secretarias também viabilizará um local próprio para o despejo dos entulhos recolhidos pelos carroceiros.