Foto: Maurício Porão
Equipe aproveitou mobilização contra o Sarampo para conscientizar sobre os riscos do Aedes
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aproveitou o Dia D de mobilização contra o Sarampo, no último sábado (7), para promover uma ação de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunha e Zika. Durante todo o dia, uma equipe esteve na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Cajueiros, onde fez um trabalho de informação com a distribuição de folhetos de conscientização sobre a importância de se combater o mosquito.
Marcelino da Rocha Carvalho, supervisor geral do CCZ, explica que essa foi a primeira vez que o setor faz uma ação dessas em um Dia D de campanha de vacinação. O ponto estratégico foi escolhido por causa da movimentação de um grande fluxo de pessoas. "Além de passar informações para as pessoas, também captamos demandas. Ao abordarmos as pessoas, também lembramos sobre a importância de se imunizar contra o sarampo", ressalta.
E durante essa semana, até sexta-feira (13), o CCZ prossegue com seu cronograma de ações pelo município, sempre a partir das 8h, promovendo visitas domiciliares com orientação a respeito de controle do mosquito, aplicação de larvicida e controle mecânico. Eles também vão atuar com bloqueios de casos suspeitos e positivos, com eliminação de criadouros inservíveis, como latas, garrafas, potes, casca de ovo, copos descartáveis e outros. Será feito uso de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, além de inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta.
Nesse mesmo período, eles estão atuando nos bairros Virgem Santa, Novo Cavaleiros, Sol y Mar, Cajueiros e Miramar, através de orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em Pontos Estratégicos através de bombas aspersoras.
Dicas - É sempre bom lembrar que o Aedes se reproduz em água parada, por isso, é necessário eliminar os criadouros. Confira as dicas para combater esse mal: