CCZ executa Projeto Semeando Saúde

22/09/2014 16:24:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Juranir Badaró

As palestras foram dadas na na Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar

Profissionais do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), da Prefeitura de Macaé, estão realizando o Projeto Semeando Saúde, que consiste em propagar para crianças do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino conhecimentos sobre saúde pública. Como evitar doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (dengue), por pombos, caramujos africanos e roedores foi o tema das palestras.

Nos períodos da manhã e da tarde desta segunda-feira (22), a bióloga sanitarista, Keity Nocchi, e a agente de combate a endemias, Denise da Cruz, estiveram na Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar (Centro), levando informações ao público infantil - crianças acima de sete anos.

As palestras são lúdicas e fruto de trabalho que utiliza didática própria para o público infantil. As crianças participam, fazem perguntas, contam exemplos de casos conhecidos de combate à dengue e, ao final, observam no microscópio as larvas do mosquito Aedes Aegypt - e, num recipiente, o próprio vetor.

Segundo o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, o objetivo é envolver as crianças dentro do ambiente escolar para compreender o processo de saúde e de doenças transmitidas pelos vetores. “Queremos dar ao público infantil conhecimentos sobre prevenção e saúde pública”, afirma.

Keity Nocchi e Denise da Cruz já percorreram as salas de aula da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon (Imbetiba), no mês de agosto realizando palestras para centenas de crianças.

- Nosso objetivo é expandir o projeto para toda a rede municipal de ensino, embora também estejamos abertos a disseminar os conhecimentos ainda em Postos de Saúde, Associações de Moradores e em empresas offshore - explicou Ramon Bouças.