CCZ faz apreensão de animais de grande porte em vias públicas

01/07/2013 11:04:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Foram apreendidos 115 equinos e bovinos no primeiro semestre

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza uma série de ações desde o mês de janeiro, visando a retirada de animais de grande porte das vias públicas. No último levantamento feito, foram apreendidos 115 equinos e bovinos no primeiro semestre.

O patrulhamento acontece em horários diurnos e noturnos e conta com a parceria da equipe do Curral Associado de Itambi. Segundo a direção do CCZ, 90% dos animais apreendidos são levados para leilão, pois os donos não procuram o curral para resgatar os animais.



Os agentes do CCZ ressaltam o perigo dos animais soltos nas vias públicas. “Animal nas ruas leva perigo ao trânsito que, na maioria, faz vítimas fatais, além de provocar sujeira na cidade”, frisaram.



É importante que a população também entenda a importância da posse responsável. Os animais apreendidos são levados para o Curral Associado de Itambi, localizado no município de Itaboraí. Os donos dos animais têm até sete dias para fazer a retirada. Além do pagamento de multa no valor de R$ 120 e diária de R$ 30, o proprietário, se não comparecer neste período, terá o animal encaminhado para cautela e posteriormente para leilão.



A população deve colaborar com o CCZ denunciando a existência de animais soltos pelas vias públicas como cavalos, vacas e bois, através dos telefones (22) 2772-6461 ou 2796-1186. O trabalho de recolhimento de animais acontece em dias e horários alternados.


Fotos Relacionadas