CCZ no combate ao culex

01/11/2006 15:42:15 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde de Macaé inicia nesta segunda-feira (06) o trabalho de controle do mosquito culex (pernilongo) em oito bairros que apresentaram grande incidência do inseto nos últimos dias. O tratamento será realizado com a máquina termo nebulizadora (pro-fog), que mata o mosquito na fase alada.

A gerente técnica do CCZ, a veterinária Cristina Pereira lembra que o aumento da infestação de pernilongos em alguns bairros se deve à reações climáticas. Cristina acrescenta que a equipe de agentes de endemias irá atuar sempre no final da tarde. “É importante que os moradores abram as janelas para que a fumaça atinja o interior dos domicílios”, alertou.

Cristina explica que será usado inseticida diluído em óleo mineral, que tem uma longa durabilidade no ar. O tratamento será feito em quatro fases, nos bairros Imbetiba, Malvinas, São José do Barreto, Parque Aeroporto, Glória, Jardim Esperança, Vila Badejo e Novo Cavaleiros.

“É importante a ajuda da comunidade, pois o culex, como o aedes aegypti (transmissor da dengue), se prolifera em água parada. É preciso manter os quintais limpos, não jogar lixo em terrenos baldios, valões e bueiros”, explica.

Ela acrescenta que o uso de máquinas pulverizadoras devem ser usadas somente em casos extremos, pois este método não deve trazer conseqüências prejudiciais ao meio ambiente. O CCZ conta ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175.

Durante a manhã desta quarta-feira, a equipe técnica do CCZ e dos Programas de Saúde da Família e de Educação em Saúde estiveram reunidos para tratar das ações que serão realizadas durante o Dia D de combate a dengue, que será em 18 de novembro.

Confira o calendário do combate ao culex.

Segunda e terça :
Parque Aeroporto

Quarta-feira:
Bairro da Glória

Quinta-feira:
São José do Barreto
Vila Badejo

Sexta-feira:
Novo Cavaleiros
Imbetiba