CCZ organiza pré-campanha antirrábica

20/06/2013 11:36:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Meta é imunizar 27 mil animais entre cães e gatos, a partir de um mês de idade

A secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está acertando os últimos detalhes para a pré-campanha municipal de vacinação antirrábica de 2013. A ação terá início no dia dois de julho e prossegue até o final de agosto. A meta é imunizar 27 mil animais entre cães e gatos, a partir de um mês de idade.

O objetivo da campanha é assegurar o controle da raiva animal no município. A vacina é gratuita e acontecerá de segunda a sexta-feira de forma itinerante sempre em dois bairros diferentes. A gerência do CCZ explica que nos dias de chuva, a vacinação será cancelada e reagendada.

Os animais, no momento da vacinação, devem estar sempre acompanhados de um adulto que possa segurar o animal durante a aplicação. É preciso também estar com a carteira de vacinação do animal.

É importante que a população colabore e leve seus animais para vacinar. A vacina deve ser aplicada uma vez por ano. O vírus da raiva está presente na saliva dos animais infectados. Um animal com raiva transmite a infecção a outros animais ou aos humanos através da mordida.

Serra – Foi realizada entre os meses de fevereiro e março a pré-campanha nos distritos da região serrana. Para realizar a ação foram montados postos volantes nas localidades. O trabalho da equipe atingiu aproximadamente dois mil cães e gatos.

Orientações em caso de mordida ou arranhão:

• Lave bem a ferida com água e sabão ou detergente, a fim de remover a saliva;

• Deixe o ferimento descoberto e não faça curativo;

• Procure imediatamente um Centro de Saúde para o tratamento preventivo da raiva, mesmo que o cão seja vacinado e se apresente aparentemente sadio.

• Observe rigorosamente a orientação do médico e não interrompa o tratamento sem autorização do mesmo.