Foto: Maurício Porão
Os animais foram apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses, o CCZ
A Secretaria de Saúde de Macaé por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou na tarde desta quarta-feira (09) mais uma captura de animais soltos pelas ruas da cidade. Desta vez foram recolhidos oito porcos, sendo seis filhotes e dois adultos.
A ação foi organizada após reclamação dos moradores e comerciantes dos bairros Aroeira e Botafogo. De acordo com a equipe do CCZ, há alguns dias estes animais estavam perambulando pelas ruas causando transtorno no trânsito e incomodando os moradores.
O que mais chamou a atenção da equipe é que além do número de animais, o tamanho dos porcos impressionou. Os dois porcos adultos pesavam entre 90 e 180 quilos cada. Para colocar os animais no caminhão, os técnicos de recolhimento urbano do CCZ tiveram trabalho e utilizaram cordas e redes para laçá-los. Os porcos serão encaminhados para o Curral Associado de Itambi.
Segundo o mecânico, Jonatan Pessanha, proprietário de uma oficina de motos que funciona em frente a praça Juvenal Barreto, na Aroeira, os porcos reviravam os latões de lixo, deixando as ruas e calçadas com muita sujeira.
“Além da sujeira, os motoristas e motociclistas eram surpreendidos com os porcos que cruzavam a pista durante todo dia. Foi uma sorte não acontecer nenhum acidente por aqui”, disse.
Recolhimento – O Centro de Controle de Zoonose vem intensificando suas ações desde janeiro e conta com a parceria do Curral Associados, uma fazenda localizada no município de Itaboraí. Desde o início das operações, já foram retirados das ruas 177 animais entre equinos, bovinos e suínos, sendo que 21 só no mês de outubro.